Duvida simples a respeito de condificaçãoe acentuação
10 respostas
vinicius_roc
Caros colegas do GUJ,
Não tenho certeza se este forum é o local correto para essa duvida, se for podem mudarpara o lugar correto.
Estou com o seguinte problema, quando mando por exemplo esta frase para o servidor, aonde tem acento e onde tem ç ele substitui para ?, mas isso só acontece no firefox =/. Eu verifiquei a codificação e esta certa ISO-8859-1. No IE funciona direitinho.
“Teste 3 - MANUAL UTILIZAÇÃO SITE - DISPONÍVEL PARA DOWNLOAD”
A principio seria verificar o encoding no JSP/JSF que esta sendo utilizado no retorno, mas acho que isso você ja viu.
Se você estiver trazendo essa informação de algum banco, da uma olhada se no registro do banco o “?” ja esta la. Se estiver, o encoding do banco que esta errado. Ai sugiro que você altere para UTF-8 ou outro.
Se quiser postar parte do codigo pra que tenhamos uma ideia melhor do que esta faltando, sinta-se a vontade.
Abraços.
Jiraiya
Problema legal esse o seu, comigo aconteceu a mesma coisa, so que um pouco mais trash e foi no IE
No meu caso eu precisei implementar um decodificador para que a string que viesse da tela fosse corrigida.
Contudo tente fazer um teste usando o escape() ou unescape() do javascript, talvez resolva
*Uma pergunta…quando você envia a frase, está sendo por submit ou por AJAX?
e o problema esta do formulario para o servidor, no debug antes de salvar ja esta sem os caracteres
estou usando AJAX dojo.io.bind();
e não entendi o escape(); nunca usei?
Muito Obrigado
Jiraiya
O escape é uma função javascript, ele corrigi caracteres “loucos”, por exemplo §
Tente da seguinte forma, onde você passa sua frase como parâmetro para algum método ou chamada para o servidor, coloque escape() e veja se chega certo.
Qualquer coisa grite ai
vinicius_roc
Eu não vou conseguir fazer isso =/
ele passa o formulario para o io.bind() =[
Jiraiya
Não tem como você pegar o value por id usar o escape() e depos re-colocar o valor para o campo e passar o formulário para o io.bind() ??
Ou fazer algo similar ao que falei antes de passar o formulário?
Se não tiver jeito mesmo, você teria que acertar a string no back-end onde você recebe os dados, mas pensa positivo ai que vai dar certo de algum jeito
vinicius_roc
bom vou tentar, vlw pela ajuda! =D
vinicius_roc
Não deu certo =/
Mas olhando pelo firebug, percebi que quando tem um caractere desse tipo ele não é mandado junto com o post =/
E se mandar como GET funciona. Segue o cabeçalho se ajudar: