Duvida simples busca dados em .txt

Estou com problema para fazer uma consulta em .txt, como não consegui resolver vou postar o codigo que consegui fazer a partir de exemplos que vi e que funciona para ver se alguem pode me dar uma ajuda na modificação para que atenda a minha necessidade. Sou muito iniciante no uso do java.

    fotos = [] ;
    texto = [];
	url = [];
    i = 0 ;

    fotos[0] = 'fotos/01.jpg' ;
    texto[0] = 'ACISE' ;
	url[0] = 'fade.html' ;

    fotos[1] = 'fotos/02.jpg';
    texto[1] = 'Noticia 02' ;
	url[1] = 'teste1.html' ;

    fotos[2] = 'fotos/03.jpg';
    texto[2] = 'Noticia 03' ;
	url[2] = 'teste1.html' ;
	
	fotos[3] = 'fotos/01.jpg' ;
    texto[3] = 'Noticia 04' ;
	url[3] = 'teste1.html' ;

    fotos[4] = 'fotos/02.jpg';
    texto[4] = 'Noticia 05' ;
	url[4] = 'teste1.html' ;
	
	fotos[5] = 'fotos/01.jpg' ;
    texto[5] = 'Noticia 06' ;
	url[5] = 'teste1.html' ;

    fotos[6] = 'fotos/02.jpg';
    texto[6] = 'Noticia 07' ;
	url[6] = '404.html' ;

    fotos[7] = 'fotos/03.jpg';
    texto[7] = 'Noticia 08' ;
	url[7] = 'teste1.html' ;
	
	fotos[8] = 'fotos/01.jpg' ;
    texto[8] = 'Noticia 09' ;
	url[8] = 'teste1.html' ;

    fotos[9] = 'fotos/02.jpg';
    texto[9] = 'Noticia 10' ;
	url[9] = 'teste1.html' ;

    fotos[10] = 'não-usa';
    texto[10] = 'não usa' ;
	url[10] = 'teste1.html' ;
	
	

   function next() {
	if ( (i+1) < fotos.length ) show( i+1 ) ;
	if ( i == 10 )  show( 0 ) ;
}
   
    function prev() {
	if ( i > 0 ) show( i-1 ) ;
}
   

    
	
	
	function show( n ) {
        i = n ;
        document.getElementById("foto").src = fotos[i] ;
        document.getElementById("legenda").innerHTML = '<p>' + texto[i] +  '&nbsp; clique aqui</p>' ;
       document.getElementById("contador").innerHTML = '<p>Noticia ' + (n+1) + ' de 10 </p>' ;
        
}
 
 
	function goURL(){
		window.open(url[i],"noticia","width=450,height=500,scrollbars=NO");
		
}
    

o trecho “document.getElementById(“legenda”).innerHTML = ‘

’ + texto[i] + ’  clique aqui

’ ;” faz a colsulta do dado em “texto[dado]” que fica listado entre foto[] e url[]. O que quero é que essa consulta seja feita à um arquivo tipo “dados.txt”. Dai não estou acertando o codigo para que este arquivo .js deve conter para consultar no dados.txt e nem como os dados devem ficar organizados no .txt
se alguem puder ajudar… massa, agradeço muito!

Cara pelo que entendi vc quer buscar palvras em um arquivo texto, para isto tenho a seguinte solução que pode e deve ser melhorada a que fiz está bastante simples.


public class teste {

	public static void main(String[] args) throws IOException {

		// Le todo texto do arquivo
		BufferedReader br = new BufferedReader(new FileReader(new File(
				"c:\teste.txt")));

		// Define por qual palavra vc quer realizar a busca
		Pattern p = Pattern.compile("Brasil");

		String s = null;
		// realiza a leitura linha por linha do arquivo
		while ((s = br.readLine()) != null) {
			// passar os valores em que desejamos realizar a busca por
			// determinada palavra
			Matcher m = p.matcher(s);
			// busca palavra no texto passado em caso de sucesso
			while (m.find()) {
				// exibe o indice onde a palvra foi achada e exibe a palavra
				System.out.println(m.start() + " " + m.group());
			}
		}
	}

}

no código acima estou buscando pela palavra brasil, em cada linha de um arquivo texto. Dica de uma olhadas nas classes BufferedReader, FileReader, File, Pattern, Matcher. Que você irá entender melhor e poderá melhorar este exemplo.

java ou javascript ?

apesar do nome ser parecido são bem distintos !

[quote=v_vinicius_v]java ou javascript ?

apesar do nome ser parecido são bem distintos ![/quote]

concordo com vc…kkkk

[quote=v_vinicius_v]java ou javascript ?

apesar do nome ser parecido são bem distintos ![/quote]

pelo q sei o nome javascript eh so uma jogada de marketing. Por causa do sucesso do java botaram o nome da linguagem javascript. que nao tem nada a v uma com a outra.

quis dizer JavaScript

Não sei se entendi bem o que vc disse Junior, mas o que preciso é que a consulta ao Array no caso da linha “document.getElementById(“legenda”).innerHTML = ‘

’ + texto[i] + ‘

’ ;” seja feita em um arquivo externo tipo “legenda.txt” e retorne para o elemento id=“legenda”. (do mesmo jeito que está nesse script)
O caso é que não sei como o script pode fazer essa consulta e nem como as linhas devem ficar organizadas no txt para que +texto[i]+ me retorne o conteudo da mesma forma que faz neste script que postei.
repare que a consulta ao array retorna sob condição para alimentar um sistema de noticias com foto tipo o da uol. o elemento “legenda” que fica no html da página é uma div que contem a chamada da notícia

e te agradeço mas se sua resposta satisfaz a essa condição não consegui entender pois o que compreendi é que me retorna encontrando uma palavra e o que quero é que me retorne o conteudo de um Array de acordo à condição “if ( (i+1) < fotos.length ) show( i+1 ) ; if ( i == 10 ) show( 0 )” ou “function prev() { ( i > 0 ) show( i-1 )” :?
mas é como disse, não sou bom de javascript e não se se me expliquei corretamente :!:

[quote=edpittol][quote=v_vinicius_v]java ou javascript ?

apesar do nome ser parecido são bem distintos ![/quote]

pelo q sei o nome javascript eh so uma jogada de marketing. Por causa do sucesso do java botaram o nome da linguagem javascript. que nao tem nada a v uma com a outra.[/quote]

ué então num foi isso que eu disse ?

distintos = nao tem nada a v uma com a outra

[quote=samuel_wanderley]quis dizer JavaScript

Não sei se entendi bem o que vc disse Junior, mas o que preciso é que a consulta ao Array no caso da linha “document.getElementById(“legenda”).innerHTML = ‘

’ + texto[i] + ‘

’ ;” seja feita em um arquivo externo tipo “legenda.txt” e retorne para o elemento id=“legenda”. (do mesmo jeito que está nesse script)
O caso é que não sei como o script pode fazer essa consulta e nem como as linhas devem ficar organizadas no txt para que +texto[i]+ me retorne o conteudo da mesma forma que faz neste script que postei.
repare que a consulta ao array retorna sob condição para alimentar um sistema de noticias com foto tipo o da uol. o elemento “legenda” que fica no html da página é uma div que contem a chamada da notícia

e te agradeço mas se sua resposta satisfaz a essa condição não consegui entender pois o que compreendi é que me retorna encontrando uma palavra e o que quero é que me retorne o conteudo de um Array de acordo à condição “if ( (i+1) < fotos.length ) show( i+1 ) ; if ( i == 10 ) show( 0 )” ou “function prev() { ( i > 0 ) show( i-1 )” :?
mas é como disse, não sou bom de javascript e não se se me expliquei corretamente :!:[/quote]

Cara realmente vc tem razão, é que entendi outra coisa, desta forma o exemplo que fiz, não satisfaz a necessidade…

mas valeu a intenção meu velho… obrigado de qq forma