Dúvida simples com JDBC

Sou um programador inicante mas já estou me aventurando com recursos um pouco mais sofistcados. Geralmente consultar uns livros e passear pela API resolve os meus problemas, entretanto eu tenho um problema com JDBC cuja solução, por mais estupidamente simples que tenha que ser, eu não consigo encontrar em lugar nenhum.
O meu problema é que, desenvolvendo uma aplicação com JDBC (acessando um MySQL server) eu não consigo inserir dados em um campo de texto do DB (TEXT para o MySQL, CLOB para o conector).
Sim, eu mereço pedalar ou qualquer coisa assim. Eu TENHO noção de o quão estúpida é essa dúvida, mas eu não consigo achar o maldito método pra fazer isso em lugar nenhum! Eu até consigo criar objetos para me referenciar ao campo, mas como ele está vazio eu não consigo “puxá-lo” do banco de dados para tentar criar um objeto Clob, por exermplo.
Obrigado para o primeiro que responder (mesmo sabendo que essa pessoa vai fazer isso em duas linhas e ainda balançando a cabeça u.u)

Por que não usar String para conector?

Pq pelo pouco que eu consegui entendir do funcionamento dos campos de texto e do JDBC eu teria que
1-> Me referenciar ao campo do Banco de dados que eu quero alterar
2-> Através dessa referência criar um objeto Clob
3-> Armazenar os dados no Clob
4-> “Devolver” o Clob ao banco de dados para que este possa ser armazenado.

Só que os problemas começam na hora de tentar buscar o campo, já que quando eu dou um “SELECT Texto FROM Table;” por exemplo o ResultSet me volta vazio e tentar percorrer ele me dá uma SQLException com a seguinte mensagem “Before start of Result Set”, que eu interpreto como sendo um erro por eu tentar acessar um campo do result set que não existe, como se fosse um ArrayIndexOutOfBounds ou uma NullPointerException da vida.

Bem, vamos por partes…

Se tá aparecendo esse erro aí, talvez tenha faltado fazer uma primeira chamada ao método next() do ResultSet retornado, e se esse retornar false é porque sua consulta não retornou nada mesmo. Essa que você passou só retornará algo se houver dados já no banco.

No caso do seu campo TEXT, acho também que uma simples String seria capaz de fazer o que você quer, mas caso ainda queira o Clob… hmmm… bem, você precisará de um PreparedStatement, instanciar o seu Clob e aí dar o setClob() com ele. A classe javax.sql.rowset.serial.SerialClob implementa o Clob. Você pode criar com o método toCharArray da String por exemplo…

flw e boa sorte

Então o que acontece, pelo quê vcs estão comentando (eu disse que sou noob e não achei as informações) é que se eu inserir uma string no banco de dados ele próprio já vai tratar direitinho os dados e colocar a string no campo de TEXT sem problemas?