Duvida simples de Eclipse com tomcat e mysql

3 respostas
carbaldi

Ola para todos,

Estou com uma duvida que acredito que seja simples para vcs, sobre o eclipse.
Instalei o eclipse, o lomboz, tomcat e mysql. Todos esses ambientes são novos para mim. Já usei o Weblogic 5.1 com Oracle, mas quero começar a aprender esse ambiente.
Todavia não consigo nem criar um Servlet no Eclipse.
Alguem tem algum tutorial para começar nesses ambientes?
Sabe dizer por que o eclipse não reconhece a classe javax.servlet.http.HttpServlet?
Instalei o plugin do tomcat, mas nao achei o que mudou no eclipse, por que? Ainda estou inicializando o tomcat por fora do eclipse.
Pretendo criar uma aplicaçao simples no eclipse, conectando no mysql e rodar no tomcat. Alguem tem algum exemplo básico?
Desculpa as varias duvidas, mas estou querendo umas dicas para começar a andar sozinho.

Agradeço antecipadamente

3 Respostas

Rafael_Steil

Voce precisa adicionar o servlet.jar no classpath do Eclipse. Clique com o botao direito do mouse no nome do projeto, vai em Properties, entao em Java Build Path, e em Libraries. La vc clica em “add external jar”.

Em relacao as opcoes do tomcat, isso depende do plugin que vc esta usando. No caso, va em Window -> Preferences e veja se tem uma secao para o Tomcat ou Lomboz… vc pode configurar as coisas la .

Rafael

carbaldi

Oi Rafael,

Valeu pela dica. Na verdade inclui o j2ee.jar, pois tenho instalado o j2ee 1.4. Depois que coloquei esse JAR o Servlet compilou. Era simples, mas precisava dessa mão sua, valeu mesmo.
Sobre o tomcat ele está onde vc falou. Informei o home e ele parece que recolheceu, pois o sinal de erro que tinha antes sumiu. Mas ainda nao apareceu nada de novo para mim. Como posso usar isso?
Vc teria um exemplo com esse ambiente que mencionei? Poderia ser bem básico, um select e mostrar a página.

Abraços e mais uma vez obrigado pela ajuda…

carbaldi

Oi novamente,

Bem, seguindo o tutorial do GUJ consegui colocar um servlet para rodar e já tenho um JSP rodando tmb.
A duvida agora é sobre eclipse e deve ser bem básica. Quando configurei o plugin do tomcat reparei que ele criou uma folder com o nome tomcat e dentro colocou a pasta WEB-INF. Gostria de criar uma pasta com o nome do meu projeto para colocar dentro da pasta de tomcat e colocar o web-inf dentro do meu projeto, contudo quando crio a pasta ela aparece como pacote com o nome tomcat.aplicacao Gostaria que ela tivesse somente o nome “aplicacao” e ficasse um nivel abaixo da pasta tomcat (como fica a pasta web-inf).

Alguem sabe onde estou errando?
Criado 29 de abril de 2004
Ultima resposta 30 de abr. de 2004
Respostas 3
Participantes 2