Pessoal to com uma duvida, desde ja, agradeco qualquer manifestacao ou resposta… seguinte la vai
1)Estou criando um projeto um sistema desktop de entra e saida de venda, é necessario fazer o codigo todo na mão? eu uso o netbeans 6.5 e la da pra criar codigos gerando atraves de classes ou formulario JFrame que no caso e so arrastas os componentes para a tela, é necessario fazer todas as minhas janelas na mao mesmo ou posso em algumas classes usar Formulario JFrame e ganhar aquele tempinhu extra? vlw
o codigo gerando num formulario JFrame visualmente vendo ele fica mais desorganizado, porem ele fica mais pesado tambem na hora de carregar?
tava pensando em fazer a tela inicial na mao e as outras classes usando o formulario JFrame seria muito incorreto?
Na minha opinião, fazer a interface gráfica no NetBeans só é uma boa quando você e outro engenheiro nunca mais for tocar a mão no projeto. Gera um código danado de ruim pra ler, apesar do tempo de desenvolvimento diminuir.
Existem frameworks que podem encurtar o trabalho de escrever tudo na mão: Jigloo e o Swing Bean.
ken420
e sao bons frameworks? parecido com netbeans?
ken420
esse jiglo ae parece ser o eclipse ou ele roda no eclipse?
Dirceu_Roden
O código gerado pelo NetBeans é realmente diferente daquele que se costuma fazer na mão, mas não acho ele desorganizado, é apenas uma outra maneira de se organizar uma classe java. Depois de criar algumas janelas pela interface gráfica do NetBeans você vai se acostumar com o código dele e outros programadores que também usam o NetBeans não terão dificuldade nenhuma de entendê-lo.
Também não acho que a execução de uma janela feita no NetBeans seja mais lento que outra feita na mão, porque a maneira de organizar a classe não deve influenciar no bytecode gerado na hora da compilação.
ken420
mais seria uma má pratica eu criar minha tela inicial e login na mao e telas como cadastro de produto, vendas, entrada e saida gerar pelo formulario JFrame?
M
marcobiscaro2112
O Jigloo é um plugin (por sinal muito bom) para o Eclipse. Suporta código gerado pelo VE e pelo NetBeans, com diversos recursos.
:!: Não posso concordar com isso. Vai me dizer que o código gerado pelo NetBeans (pricipalmente quando usando GridBagLayout ou com GroupLayout) é facilmente legível? Se seu form tiver mais de 10 ou 15 componentes já vira uma total zona! Se você compreende bem, parabéns, mas prefiro muito o estilo de getters e quando possível, usar um “mix” de BorderLayout com FlowLayout que pode gerar praticamente qualquer tipo de disposição de componentes.
Agora, quanto a performance, concordo que não há diferenças (significativas) e sem dúvida poupa BASTANTE tempo do programador, que deve-se preocupar mais apenas com a lógica do programa.
ken420
.
Dirceu_Roden
Não vejo necessidade de ler ou alterar o código gerado automaticamente pelo NetBeans já que este código representa apenas a parte gráfica da classe. Se quiser entender o que está escrito lá é só olhar no editor visual, não precisa ler o código.
onyaszimba
Não acho que chegue a ser uma má prática, mas é um tanto desenecessária. Você diz que quer fazer à mão as duas telas iniciais, se eu entendi bem, e o resto com o editor. Por que não fazer tudo com o editor então?
Andre_Brito
Não vejo necessidade de ler ou alterar o código gerado automaticamente pelo NetBeans já que este código representa apenas a parte gráfica da classe. Se quiser entender o que está escrito lá é só olhar no editor visual, não precisa ler o código.
E imagina se você quer começar a usar o Eclipse e tem que migrar as classes da GUI para lá… Vish…
Ironlynx
Tenho que concordar com isso.E é por isso que eu prefiro o FormsLayout(ou MigLayout)… código muito fácil de manipular e entender.
M
marcobiscaro2112
E imagina se você quer começar a usar o Eclipse e tem que migrar as classes da GUI para lá… Vish…
Exatamente… ou pior: você faz o código, testa, está muito satisfeito e leva para o seu chefe. Ele simplesmente não gosta de algo e manda você mudar. Para as 10 horas. E você não tem computadores com o NetBeans disponível (por qualquer motivo que seja). E aí? Você simplesmente perde o emprego? Não se seu código estiver bem organizado e modularizado, e se você souber ao menos um pouco de como fazer a parte de swing na unha. Mas, porém, contudo, entretando, todavia, gosto não se discute. (mas ainda prefiro o Jogloo para Eclipse ).
Dirceu_Roden
É apenas uma questão de organização. Todos os computadores e pessoas envolvidas em um projeto devem usar as mesmas ferramentas de trabalho. Imagine quatro pessoas trabalhando em um projeto: um usando o notepad, outro o eclipse, outro o netbeans e o outro jbuilder. Todos perdem o emprego por falta de organização.
E se você for o único desenvolvedor do projeto e não puder usar o seu computador para resolver um problema então corre realmente o risco de não ter o netbeans instalado nas máquinas disponíveis, neste caso é só fazer o download e instalar . Mas, e se o download também não for viável? Entao você também corre o risco de não ter o JDK instalado e aí mesmo se tiver feito o código na mão você vai perder seu emprego.