Duvida sintaxe SQL

8 respostas
H

Com é a sintaxe pra inserir um valor em um campo do tipo time?

insert into nomeDaTabela (Tempo) values ('COMO FICA AQUI :?: ');

Valeu

------EDIT------

Descobri como se faz isso(fica hh:mm:ss, era meio obvio, mas eu nem percebi), entao deixa aproveitar o topico e tirar outra duvida:

Como faço pra que em uma consulta sql, em um campo date, se a data atual for maior que a data desse campo, apareça a palavra “esgotado”?

8 Respostas

fernandopaiva

PreparedStatement stm = conexao.preparedStatement(“INSERT INTO tabela (data, hora) VALUES (?,?)”);
stm.setDate(1, java.sql.Date.valueOf(new Date())); //data
stm.setTime(2, Time.valueOf(campohora.getText()));//hora

1. pega a data atual e guarda numa variavel, depois pega a data do campo e guarda em outra variavel, compara e da um setText(“esgotado”) no campo que quiser

t+

H

Valeu, mas eu preciso fazer isso so com sql(aparecer esgotado la na consulta do phpmyadmin), tem como?

douglaskd

eu faria um select em um campo, select em outro campo e faria a comparação se fosse maior eu inseria no outro campo true ou false, esgotado ou não esgotado, depende do que você quer fazer

H

Vou tentar fazer desse jeito que voce disse, valeu

Outra duvida que eu tenho é:
Eu tenho uma tabela X com:
|codigo | codigoCidadeDestino | codigoCidadeOrigem|

e uma tabela Y com:
|codigoCidade | nomeCidade|

Como fica o select pra exibir codigo da tabela X e o nome da cidades origem e destino?

Valeu.

renamed

heitorPaceli:
Vou tentar fazer desse jeito que voce disse, valeu

Outra duvida que eu tenho é:
Eu tenho uma tabela X com:
|codigo | codigoCidadeDestino | codigoCidadeOrigem|

e uma tabela Y com:
|codigoCidade | nomeCidade|

Como fica o select pra exibir codigo da tabela X e o nome da cidades origem e destino?

Valeu.

Como você acha que ficaria? O pessoal aqui não gosta muito de fazer tudo e sim de ajudar =D

H

select X.codigo, Y. nomeCidade, Y.nomeCidade
from X, Y
where X.codCidadeDestino = Y.codigoCidade OR X.codCidadeOrigem = Y.codigoCidade;

Mas isso nao funciona

H

Tem que usar join? Como fica?

E

Embora eu não queira dar o braço a torcer, eu recomendaria nesse caso você instalar o MS-Access (isso mesmo!), criar as tabelas, e então usar aquela ferramenta que serve para gerar SQL a partir de uma consulta que você cria graficamente. Então você tenta entender o SQL que ele gerou.

Não é, obviamente, para usar o Access em produção, mas isso é bom para aprender como é que funcionam os JOINs e outras coisas.

Criado 1 de dezembro de 2010
Ultima resposta 6 de dez. de 2010
Respostas 8
Participantes 5