Dúvida sobre ambiente de testes

3 respostas
FkJ

Atualmente apenas passo o link da minha estação de trabalho para quem for testar, porém isso é inviável porque muitas vezes tenho que fazer um redeploy enquanto o teste é feito.

Alternativas que pensei:

* Instalar um segundo servidor de aplicação na minha estação de trabalho (consumiria muito recurso)
* Usar um servidor só para testes (acho que o arquivo de log ficaria confuso, ou tem como filtrar o log para uma determinada aplicação?)
* Instalar um servidor de aplicação na estação do testador (trabalhoso)

Gostaria de saber como vcs resolvem essa questão.

Obrigado,
Felipe

3 Respostas

finotti

Normalmente utilizamos um servidor exclusivo para testes.
Nesse servidor, temos uma base de dados exclusiva tb.
Você pode usar um arquivo properties para cada ambiente. Esse arquivo contém as configurações de conexão com o banco de dados, log, etc.
Dessa forma o ambiente de teste funciona independente do ambiente desenvolvimento e/ou produção.

peczenyj

Se vc tem problemas com recurso de maquina verifique a viabilidade de utilizar uma outra maquina para esse fim - testes - e destaque a importância dessa etapa.

Uma alternativa interessante é criar um servidor de maquinas virtuais, assim se vc quer uma maquina com X recursos pode ser usada de varias formas (teste linux, teste windows 98, teste windows xp, etc). Outra alternativa é (Open)Solaris + Zones.

rubinelli

Um servidor exclusivo é o ideal, nem que seja um desktop que você reformate e enfie embaixo da mesa. Eu não entendi a questão do log, mas nada impede que você adicione o nome da aplicação e do usuário a cada linha de log para conseguir distinguir uma da outra.

Criado 28 de outubro de 2008
Ultima resposta 28 de out. de 2008
Respostas 3
Participantes 4