Duvida sobre Analista de Teste

11 respostas
wladyband

quando se trabalha como analista de teste suas únicas ferramentas de trabalho é SQL e o pacote Office?

11 Respostas

adriano_si

Não. Você pode usar Ns ferramentas que auxiliem em seus testes, inclusive ferramentas para testes automáticos como Selenium.

Pra ser sincero não entendi o porque de SQL estar aí. Acho que o Analista de Testes deveria fugir do SQL em um primeiro momento (e isso não quer dizer NÃO CONHECER) e só usá-lo em caso de verificações de Testes de rotinas batch e jobs.

Em alguns lugares, esse cargo já nem existe mais. Abs []

D

Porque em alguns lugares não existe mais analista de teste? Vejo MUITA vaga para área de teste.

wladyband

Quero pedir desculpa pelo que vou falar para o adriano_si,

A pergunta realizada não foi fora do contexto e inclusive estou plenamente informado sobre as regras que se submetem o forum do GUJ.

Apesar das informações fornecidas pelo adriano_si, as considerei desrespeitosas e ofensivas.

atualmente participei de um processo seletivo de uma empresa que está presente em mais de 120 países, não posso mencionar o nome dela pois fui solicitado que a informação do NOME da empresa seria confidencial, meu currículo está sendo avaliado para ser designado ao cargo de Analista de Teste, acredito que tratou com menosprezo essa vertente. Não foi sábio

I

Não entendi o que tem a ver SQL e pacote office com ferramenta pra análise de testes…

Poderia ser mais claro?

wladyband

somente quem tem condições de responder a pergunta é quem já trabalhou como Analisa de Teste. e a pergunta foi muito direta e clara, quais as ferramentas de trabalho de uma Analista de Teste?

javaflex

Vai depender da empresa, equipe e projeto. De ferramentas, onde trabalho é usado Selenium, pelos programadores mesmo a princípio. E cogitou-se que os analistas de testes usassem o SpecFlow, mas minguou.

wladyband

A empresa citada trabalha com Java.

R

Olá.

Trabalho como analista de teste há alguns anos e vamos ver se consigo te ajudar.

Posso te dizer que sim, analista de teste trabalha bastante com SQL. Pacote office? Vai depender de como você gosta de se organizar :slight_smile:

Eu por exemplo gosto de criar checkist e gráficos no excel, e eu acho que nenhuma ferramenta substitui isto, eu acho uma maravilha.

Hoje em dia sobram vagas para analista de teste porque o mercado pede automação de testes. Antigamente o profissional de teste de software nada mais era do que uma pessoa que ficava clicando no sistema até achar bugs (faziam isso mais de 50x por dia).

Hoje em dia o ritmo das empresas é mais acelerado. Hoje a maioria utiliza o AGILE como metodologia, então já entramos na parte de automação de teste, ou seja, PROGRAMAÇÃO (o fantasminha para alguns profissionais da qualidade).

Hoje em dia as empresas querem alguém que saiba montar scripts de teste, ou seja, automatizar todo o teste para minimizar o tempo e ter um feedback mais rápido de como a aplicação se comporta, por isso, a carência de alguns profissionais na àrea.

O básico é isso :slight_smile:

adriano_si

wladyband:
A pergunta realizada não foi fora do contexto e inclusive estou plenamente informado sobre as regras que se submetem o forum do GUJ.

Eu em momento algum disse que foi fora do contexto ou das regras do fórum, releia meu post.

Porque elas foram desrespeitosas ou ofensivas? Pelo o que eu falei do SQL ou por dizer que em alguns lugares o papel não é mais levado em consideração? Se foi pela segunda, e eu acho que foi, ela não diz respeito a que o cargo não presta, não existe ou não deva ser levado em consideração. Foi assim que você interpretou? Então interpretou mal. A ideia foi pra expor um cenário que está sendo discutido em alguns lugares sobre a necessidade de ainda existir uma função específica pra isso e o que se pode fazer pra mudar esse paradigma. Você realmente se ofendeu com isso? Se sim, aconselho que mude de área, pois na TI, isso será mais do que comum nos próximos anos. Daqui a pouco aparece a próxima ferramente (das 15 que já apareceram) pra substituir o programador e isso não é de hoje.

Jamais, trabalho com 2 analistas de testes das mais competentes e não seria maluco de menosprezar o trabalho de 2 dos colegas mais safos que já conheci na área.

Quanto ao SQL, só pra ficar claro. Quando digo que o profissional de testes não deveria nem tocar em SQL, digo porque é a camada que o usuário final nem sabe que existe. Apesar de útil, ir no SQL nos dar o poder de maquiar dados e nos afasta da IU, onde deveria estar o maior foco dos nossos testes.

Nunca quis dizer que é proibido usar SQL ou qualquer outra ferramenta e nem o objetivo foi rebaixar a profissão. Desculpa se pareceu, mas relendo o que eu escrevi, não passou nem perto. Talvez a rapidez com que terminei a minha última frase… Mesmo assim, você se precipitou na conclusão.

wladyband

obrigado por todos que deram sua colaboração nas informações. valeu mesmo :slight_smile:

Luiz_Augusto_Prado

Depende. Eu trabalhei com testes e em alguns momentos achei importante pegar, por exemplo o comprimento e o tipo do campo, e comparar com o determinado pelo front-end. Esse tipo de teste, se for realizado em caixa preta, levaria séculos.

Quando testa SQL, o teste passa a ser chamado de caixa branca, pois o testador chega a conhecer a lógica de negócios e a manipular com ela.

No desenvolvimento do seu projeto vc pode colocar na sua fabrica uma pirâmide infindável de ferramentas de desenvolvimentos e testes. Esses critérios ficam a escolha (conhecimento) do gerente.

Criado 13 de outubro de 2014
Ultima resposta 13 de out. de 2014
Respostas 11
Participantes 7