Dúvida sobre aprendizagem

3 respostas
brunorota

Olá galera

Estou com a seguinte dúvida, eu já tenho um conhecimento em Swing, não chega a ser avançado mais também já saiu do básicão

Já desenvolvi um sistema em Swing apenas no código, foi utilzada no sistema, JTable, comboBox, JRaddioButton, JButton, JTree, JFileChosser JLabels, JTextField, JMenu, JScrollPane, utilizada imagens também e tals

Agora eu peguei uma video aula de um curso que desenvolve um sistema no NetBeans, eles utilizam alguns frameworks pelo NetBeans, mais já é mais Drang and Drop hehe

Tem algumas coisas que eu não sei implementar direto no código que o NetBeans gera

É valido eu aprender a trabalhar nessa ferramenta Drag and Drop, antes de saber mais a fundo como funciona algumas coisas?

Ou eu posso fazer tranquilo, aprender a usar no Drag and Drop que é mais produtivo e com o decorrer do tempo eu vou tentando entender alguns códigos gerados

É essa minha dúvida, poís no Drag and Drop é mais produtivo

Valew

3 Respostas

rodrigo.bossini

É sempre bom saber como as coisas funcionam, afinal de contas, se a ferramenta resolver dar pau, alguém vai ter que saber se virar.
É válida sim a experiência.

Jair_Rillo_Junior

Ser produtivo é algo subjetivo.

Tem gente que acha que ser produtivo é construir funcionalidade de uma forma rápida, outras acham que ser produtivo é construir funcionalidades de uma forma que deixe a futura manutenção mais simples e por ai vai.
Eu particularmente sou a favor da segunda opção. Na minha experiência, seja em Java, PHP ou Delphi, sempre a fase de manutenção foi aquela que demandou mais tempo, por isso, eu não gosto muito de ferramentas que geram códigos mágicos. Isso é apenas a minha opinião.

No seu caso, eu acho interessante sim saber como as coisas funcionam por baixo do pano e no futuro, em um projeto real, talvez usar uma ferramenta que te ajude no desenvolvimento.

brunorota

HUmm

Entendi

Vou ver certinho como que é, se o Drag and Drop for apenas para parte de apresentação, ae eu acho que posso ir me virando, e aprendendo com o tempo.

Agora se for aqueles frameworks que geram tudo, até o banco hehehe

Ae tem que aprender pelo menos a lógica da coisa né

Obrigado pela experiência de vcs que opinaram ^^

Vou deixar o tópico em aberto porque acho que deve ser dúvidas de mais pessoas

Valew

Criado 6 de junho de 2010
Ultima resposta 7 de jun. de 2010
Respostas 3
Participantes 3