Duvida sobre as tecnologias

Bom noite a todos,

Atualmente trabalho com C# .NET e desenvolvo aplicações Desktop, por esse motivo estou um pouco desatualizado de como anda as tecnologias WEB. Já tive a oportunidade de desenvolver uma aplicação Flex/Java a muito tempo atrás (Academicamente) e lembro a facilidade de construir o front-end com o Flex. Estou pra desenvolver um projeto web, esse projeto será uma aplicação com contas a receber, pagar e etc. Gostaria de saber quais as melhores tecnologias que vocês me recomendam para eu me aprofundar nelas e verificar qual a melhor pra mim. Eu destaquei o Flex pois como falei é muito + facil fazer os front-end e nunca me dei bem com o HTML/CSS.

Obs.: Não estou perguntando qual a melhor tecnologia, pois sei que isso não existe, todas são boas para cada situação. Quero saber justamente quais vocês me indicam para fazer uma aplicação + ou - parecida com um ERP e que se possivel não sejá tão complicado a curva de aprendizado, principalmente para o front-end, pois acredito que no back-end consigo desenrolar tranquilo com o Java por já trabalhar com C#.

Obrigado a todos

Por você já trabalhar com C# recomendo ASP.NET MVC, assim aprenderá mais rápido e depois pode ir pra Java Web já com os conceitos de web consolidados. Terá que lidar com HTML, JQuery e CSS e arquitetura de requisição baseada em Action com ASP.NET MVC, aproveitará isso tudo depois usando algum framework web action based em Java. Além disso ambos (.NET e Java) usam Hibernate como ORM na maioria dos casos. Mas se está motivado em ir para Java então pode ir que é tranquilo, mas por escolha eu trabalho com ASP.NET MVC, não deixando de acompanhar Java caso as coisas mudem de figura mais tarde.

Já trabalhei em lugar que usava Flex também e com Java, mas esqueça essa “facilidade” inicial de frameworks baseados em componentes que no futuro se torna pode se tornar relativamente engessado.

Bom noite javaflex,

ASP.NET puro é bom pra fazer uma aplicação estilo a que informei com uma boa usabilidade ? ou pra isso tenho que usar muito Javascript no meio ? Meu problema é justamente a curva de aprendizado pra fazer um front-end nesse estilo. Pois meu conhecimento WEB é realmente nulo atualmente. Por isso tinha comentando do Flex até por ser Drag-and-drop pra fazer o front-end, com isso as modificações que eu ia precisar fazer nos XML’s já gerados por ele ficaram bem mais faceis. Mais você acha que é muito complicado pegar a manha do ASP.NET ?? e tem muita incompatibilidade com os browser ?? ou ele renderiza legal em todos os browser sem muitas dificuldades na implementação ??

Obrigado pela ajuda

[quote=strikezado]Bom noite javaflex,

ASP.NET puro é bom pra fazer uma aplicação estilo a que informei com uma boa usabilidade ? ou pra isso tenho que usar muito Javascript no meio ? Meu problema é justamente a curva de aprendizado pra fazer um front-end nesse estilo. Pois meu conhecimento WEB é realmente nulo atualmente. Por isso tinha comentando do Flex até por ser Drag-and-drop pra fazer o front-end, com isso as modificações que eu ia precisar fazer nos XML’s já gerados por ele ficaram bem mais faceis. Mais você acha que é muito complicado pegar a manha do ASP.NET ?? e tem muita incompatibilidade com os browser ?? ou ele renderiza legal em todos os browser sem muitas dificuldades na implementação ??

Obrigado pela ajuda[/quote]
ASP.NET WebForms você pode arrastar e soltar, Visual Studio tem um editor visual para ele, e é baseado em componentes, abstrai maior parte do HTML e JavaScript, além manter estado da página, mas sinceramente não recomendo, terá que aprender coisas “fechadas”, ficando refém de componentes na maioria das vezes, engessando em alguns casos, além de não servindo de “bagagem” para outra tecnologia web.

ASP.NET MVC você tem todo o controle do HTML, vai renderizar exatamente o que você escrever. Depois que aprende HTML e JQuery o céu é o limite, assim como Java usando algum framework action based como SpringMVC.

Em Java se quiser fugir de grande parte de HTML e JavaScript tem o JSF, que lembra o ASP.NET WebForms, ambos baseados em componentes server, que também não gosto, mas JSF é muito usado pela comunidade e mercado, você provavelmente vai gostar dele por estar com a ideia de componentes na cabeça devido Flex. Aqui você pode ver uma das suítes de componentes implementadas para JSF: http://www.primefaces.org/showcase/ui/home.jsf Como pode ver tem componentes prontos tentadores, mas não para mim por exemplo.

Sobre incompatibilidade, a biblioteca jquery ajuda muito a cuidar disso para você. JQuery também facilita muito a vida do uso de javascript.

Tenha em mente que desenvolvedor web de verdade é encarar HTML e jquery principalmente. CSS é mais para Designer, mas você terá que saber lidar com isso também para se envolver com o todo.

Então eu uso profissionalmente ASP.NET MVC (.NET) e estudo atualmente SpringMVC para o Java. Front-end uso o Bootstrap, não vi problema de incompatibilidades, pelo menos só trabalho com browsers atuais e nunca vi problemas, já usei muito o JQueryUI antes de adotar o bootstrap. O uso de HTML e JQuery/JavaScript é intenso mesmo nestes dois casos.

Experimente um pouco de cada tecnologia para agregar suas próprias conclusões também.

Concordo totalmente com o JavaFlex.

ASP.Net e MVC 4.0. Aproveite e estude a parte do async e await do novo C#, pois mecanismos assíncronos são uma realidade cada vez mais presente na web (na verdade, na computação com múltiplos núcleos).