[quote=strikezado]Bom noite javaflex,
ASP.NET puro é bom pra fazer uma aplicação estilo a que informei com uma boa usabilidade ? ou pra isso tenho que usar muito Javascript no meio ? Meu problema é justamente a curva de aprendizado pra fazer um front-end nesse estilo. Pois meu conhecimento WEB é realmente nulo atualmente. Por isso tinha comentando do Flex até por ser Drag-and-drop pra fazer o front-end, com isso as modificações que eu ia precisar fazer nos XML’s já gerados por ele ficaram bem mais faceis. Mais você acha que é muito complicado pegar a manha do ASP.NET ?? e tem muita incompatibilidade com os browser ?? ou ele renderiza legal em todos os browser sem muitas dificuldades na implementação ??
Obrigado pela ajuda[/quote]
ASP.NET WebForms você pode arrastar e soltar, Visual Studio tem um editor visual para ele, e é baseado em componentes, abstrai maior parte do HTML e JavaScript, além manter estado da página, mas sinceramente não recomendo, terá que aprender coisas “fechadas”, ficando refém de componentes na maioria das vezes, engessando em alguns casos, além de não servindo de “bagagem” para outra tecnologia web.
ASP.NET MVC você tem todo o controle do HTML, vai renderizar exatamente o que você escrever. Depois que aprende HTML e JQuery o céu é o limite, assim como Java usando algum framework action based como SpringMVC.
Em Java se quiser fugir de grande parte de HTML e JavaScript tem o JSF, que lembra o ASP.NET WebForms, ambos baseados em componentes server, que também não gosto, mas JSF é muito usado pela comunidade e mercado, você provavelmente vai gostar dele por estar com a ideia de componentes na cabeça devido Flex. Aqui você pode ver uma das suítes de componentes implementadas para JSF: http://www.primefaces.org/showcase/ui/home.jsf Como pode ver tem componentes prontos tentadores, mas não para mim por exemplo.
Sobre incompatibilidade, a biblioteca jquery ajuda muito a cuidar disso para você. JQuery também facilita muito a vida do uso de javascript.
Tenha em mente que desenvolvedor web de verdade é encarar HTML e jquery principalmente. CSS é mais para Designer, mas você terá que saber lidar com isso também para se envolver com o todo.
Então eu uso profissionalmente ASP.NET MVC (.NET) e estudo atualmente SpringMVC para o Java. Front-end uso o Bootstrap, não vi problema de incompatibilidades, pelo menos só trabalho com browsers atuais e nunca vi problemas, já usei muito o JQueryUI antes de adotar o bootstrap. O uso de HTML e JQuery/JavaScript é intenso mesmo nestes dois casos.
Experimente um pouco de cada tecnologia para agregar suas próprias conclusões também.