Duvida sobre banco de dados

7 respostas
blackfalcon

Ola pessoal, estou um tempo sem programar, retornando agora. Tem algumas coisas que nao lembro, entao gostaria de fazer alguma aplicação para lembrar sobre OO e afins.

Mas, nunca mexi com banco de dados. Como devo fazer? Uso alguma API ou tem algum framework que deixe mais facil? Qual voces indicam?

Abraços

7 Respostas

pedroroxd

Baixe o Mysql
Baixe o mysqlconnector.jar

Mas se kizer aprender desde o início, exemplo de como fazer tudo no banco de dados, como inserção, atualização, etc
Baixe a apostija FJ11 do Caelum.
Entre na seção de apostilas, é realmente muito bom… Você vai aprender tudo =P

blackfalcon

O mesmo que tem nessa apostila é o que tem no livro java como programar 6 ed?

Tenho ele aqui, mas acredito que tenha uma maneira mais facil de criar conexao com banco de dados e tals usando framework.

Estava lendo algo a respeito, ouvi sobre persistencia e tals. Seria isso? Tambem li sobre hibernate? Esse framework é apenas para banco de dados? Qual voces indicam?

Abraços

pedroroxd

hibernate com certeza…
É o que mais está sendo utilizado…

Mas cara, o geito mais fácil é o que você sabe fazer, e o que você entende…
com o mysqlconnector fica muito simples de fazer a conexão…
Repito: dá uma olhada na apostila FJ11 do Caelum, não vai se arrepender.

Se kizer que eu mande o projeto pra vc eu mando…
Passa seu email pra mim por PM, mas de qualquer geito vc vai ter que baixar o mysql no seu pc

blackfalcon

Meu msn é [email removido]

Eu ja tenho o mysql instalado na maquina, inclusive tinha esse mysqlconector, mas deletei. Eu tenho interesse em fazer um software para automação comercial, apesar de que tenha que aprender muito ainda antes de conseguir.

Entao, comecei estudar C# porque acredito que C# seja um pouco mais rapido que Java. Mas larguei mao porque nao gostei da sintaxe. :frowning:

Fiquei um tempo sem programar em nada, por falta de tempo mesmo. Estou voltando agora entende.

Eu tenho o livro Java como programar 6 Edição. Ja ate fiz uma vez um programinha que comunicava com o db, que incluia, excluia, que selecionava e mandava tudo de volta para os JTextField. So nao cheguei a fazer um select que mandasse para uma grade ou algo do tipo…

Se puder me add no msn para me ajudar, seria muito bom.

Abraços

pedroroxd

Beleza…
Anexei o projeto jdbc (que faz passo a passo pela apostila do Caelum) e enviei pro seu email.
A unica coisa q vc vai ter que fazer é criar uma tabela chamada fj21
E criar os campos id, nome,email,endereco,dataNascimento
id como bigint(20) e autoincrement e primary index
nome, email e endereco como varchar(255)
e dataNascimento como date

Para fazer isso mais facilmente pode usar o SQL-Front, que cria as tabelas com GUI

Bons estudos!

blackfalcon

Muito obrigado amigo, irei verificar agora!

Qualquer coisa, dou um grito aqui rsrs

Abraços

pedroroxd

Beleza… Qualquer coisa se tiver dúvidas sobre o projeto, e eu tiver off, responde pelo email que eu enviei
Bons estudos

Criado 5 de maio de 2010
Ultima resposta 5 de mai. de 2010
Respostas 7
Participantes 2