Dúvida sobre bean

Estou aprendendo a usar jsp com struts e algumas tag librarys.

Tenho a seguinte dúvida (desculpem por essa dúvida besta aqui, mas nas pesquisas não achei nada que me respondesse satisfatoriamente):

Quando eu faço uma consulta ao banco (postgre), eu tenho uma DAO (com o crud) e uma Bean (com todos os atributos) daquela “tabela” do banco.

Para quando eu fizer uma consulta, eu retornar uma lista de objetos bean.

Mas e quando a consulta envolve várias tabelas?? Eu vou ter que fazer uma classe bean para cada consulta do meu sistema??

Lembrando que eu estou usando JDBC. Seria indicado usar algum framework de persistência??

Grato pela ajuda

Para qualquer coisa além do trivial, recomendo que você construa um modelo de domínio rico e use um framework de persistência.

Assim você terá (simplificando muito a coisa) algo próximo a uma classe de domínio por tabela. A diferença é que você terá seus objetos com comportamento, ao invés de beans puros apenas com getters e setters. E o framework de persistência toma conta de fazer os selects, inserts e updates.

Se o seu problema for tão simples mas tão simples que não justifique criar um modelo rico, eu sugiro que você pule completamente o mapeamento das tabelas em beans e ao invés disso trabalhe direto com os ResultSets e mote DTOs para transferir para a sua camada de apresentação de acordo com o use case.

*** Edição: eu tinha colocado persistência ali em cima quando quis dizer apresentação. Foi mal aí!

Normalmente cria-se um bean para cada tabela… mas se o select inclui várias tabelas…não vale a pena usar… daí usa o que o colega acima citou…