Dúvida sobre carreira na área de T.I. focado em negócios
10 respostas
diego_qmota
Alguns amigos que estão na área de desenvolvimento recebem ofertas de emprego para trabalhar em empresas comuns (sem área de t.i.), para executar projetos de t.i.
Neste interim, surgiu uma discussão e ninguém sabe se é uma boa investir a carreira nisso ou não.
Ou seja, investir a carreira, trabalhando com T.I., mas na área de negócios, ou seja, juntamente com o consumidor do seu produto (o cliente). Seria como você trabalhar com t.i., mas fora de um departamento de t.i., muitas vezes trabalhando sozinho ou em dupla.
Como empresas que não têm setor de t.i. têm uma deficiência muito grande de recursos nesta área, volta e meia começam a sondar profissionais que trabalham nesta área.
Nossa dúvida é: se o salário compensar, vale a pena investir numa carreira desse tipo? E quanto a questão de infraestrutura da empresa? Deve ser levado em conta também?
Existe com força a área de t.i. focado em negócios? Há algum site ou revista que fale sobre esse segmento?
Sou desenvolvedor, mas sou formado em área de administração de empresas, fiz meu TCC focado em negócio (BI), tive oportunidade de partir para essa área de gestão. Existe sim grandes ligações entre duas áreas, e voce pode se aprofundar nisso.
Quanto a carreira, eu sou apaixonado por programação. Então faço o que gosto.
Acho que voce tem que fazer o que gosta, desenvolver e programar ou gerenciar? Nem sempre os gestores ganham mais que desenvolvedores.
diego_qmota
Oi,
Minha dúvida não é se é para escolher entre as áreas.
Estava falando de empresas que querem te contratar como profissional de T.I.
O seu trabalho será relacionado a T.I. nelas (você vai atuar com desenvolvimento da mesma forma), mas voltado ao negócio da empresa. Não têm departamento de t.i. na empresa e você atua desenvolvendo diversas soluções para processos e sistemas internos e externos da empresa, trabalhando em conjunto com os profissionais do ramo da empresa.
Ou seja, se existe área de T.I. que seja focado exclusivamente para essa modalidade?
Obrigado
Jaba
Eu me encontro na mesma situação atualmente.
Acabei de entrar em uma empresa que usa Java mas possui o foco na área de negócios, tendo que usar varias tecnologias ao invés de somente Java, que foi no que me especializei.
É uma dúvida meio complicada, abro o leque integrando negócios e outros tipos de tecnologia na minha carreira ou continuo somente com a visão fechada para Java?
diego_qmota
O difícil é a gente saber se vale a pena investir a carreira neste caminho, que dá para se notar que têm carência de profissionais de T.I., ou ficar focado só em integrar um departamento de T.I. comum.
:shock:
Jaba
Não leve a mal, só vou levantar uma dúvida, não estou contestando o que você afirmou, afinal, estamos aqui para discutir.
Com que base você afirma que o mercado possui uma carência nessa área?
diego_qmota
Jaba:
Eu me encontro na mesma situação atualmente.
Acabei de entrar em uma empresa que usa Java mas possui o foco na área de negócios, tendo que usar varias tecnologias ao invés de somente Java, que foi no que me especializei.
É uma dúvida meio complicada, abro o leque integrando negócios e outros tipos de tecnologia na minha carreira ou continuo somente com a visão fechada para Java?
Você já trabalhou em um departamento restrito de T.I. para comparar? O que você achou melhor, incluindo nesta pergunta a satisfação no trabalho?
diego_qmota
Jaba:
Não leve a mal, só vou levantar uma dúvida, não estou contestando o que você afirmou, afinal, estamos aqui para discutir.
Com que base você afirma que o mercado possui uma carência nessa área?
Não quis dizer no geral ( que seria a carência de profissionais de t.i. no mercado ), mas acho que há carência de profissionais de t.i. em setores exclusivamente de negócios. O que se vê mais é um setor de t.i. interagindo com um de negócios, separados, mas vejo poucas vezes profissionais de t.i. trabalhando diretamente no setor de negócios, fazendo parte dele.
diego_qmota
Não to levando a mal não, rs. Só queria conhecer mais essa área e a opinião de quem trabalha dessa forma
Jaba
Sim, por 3 anos. E o que eu achei melhor? Java!!! Aquelas discussões sobre design e arquitetura faziam meu dia… É o que eu gosto MESMO! Mais não diria que não encararia o que eu faço hoje.
Realmente, eu nunca vi um. Tanto que aqui é a primeira vez que vejo um “Analista de TI”, que desenvolve e ajuda com as regras de negócios. Mas acho que uma das questões principais é que, realmente vale a pena essa posição? Porque na verdade você acaba sabendo de tudo mais não foca em nada, concorda?
diego_qmota
Onde eu vi, até hoje, que empregavam profissionais desse tipo, foi em:
empresas que não tinham setor de t.i. (e que dispensavam um depto. inteiro de t.i., geralmente empresas pequenas) e
empresas com dificuldade de comunicação/burocracia no relacionamento com o setor de t.i. Com essas dificuldades, as áreas de negócios empregavam profissionais de t.i. para dentro de seus deptos. o problema é que como acabavam criando “mini-deptos de t.i.” onde já havia setor de t.i., esses profissionais enfrentavam certa dificuldade para implantar soluções e conseguir as liberações e recursos necessários. Ficavam como uma espécie de “rivais” do setor de t.i. oficial. Alguns ganhando menos que T.I., outros a mesma faixa e outros, até bem mais…
Daí surgiu a dúvida sobre essa modalidade. Acho que o principal problema é os caras do setor de negócios entender a complexidade que é t.i., não é?
Quando a remuneração, se for mais vantajosa, compensa??
Como assim, não entendi? Sabendo de tudo e não foca em nada?