Dúvida sobre carreira na área de TI

Boa noite a todos , estou com uma dúvida sobre decidir o meu futuro na área de ti , o meu proposito é seguir na área do desenvolvimento web com java ou PHP , o problema é que eu já faço estágio a 2 anos , só que a linguagem que utilizamos é o R , no caso eu uso o R para produzir aplicações web só que vejo poucas ou quase nenhuma vaga para aplicações web para análise de dados , mas a minha dúvida é o seguinte se caso eu continuar no estágio por mais um ano , ou seja vou ter três anos de estágio isso vai me ajudar a entrar em uma vaga para desenvolvedor java ou php ? ou seria melhor eu trocar para outro estágio no meu ultimo ano que utilize essas linguagens , eu pergunto isso pois em todas as vagas eles pede experiencia e eu nunca entendi direito essa experiencia , pois tem amigos que dizem para eu desenvolver aplicações próprias para usar como experiência ? Realmente pode fazer isso ?

Se no seu estágio atual, eles não te passam desafios para que vc possa aprender, eh bom procurar outras coisas, pois vagas para R eh muito raro (eu nunca vi vaga aqui no Brasil).

Sobre desenvolver aplicações para contar como experiência, esse é um excelente caminho. Foi assim que entrei na área na época, pois trabalhava como suporte e sempre mexia com uns projetos pessoais.

Sobre java e php, não se prenda apenas à essas linguagens, há tb c#, javascript, python, dentre outras, que podem ser interessantes dependendo da região onde vc mora.

1 curtida

Não associe linguagem a carreira. Importante é a experiência em entregar resultados com alguma tecnologia.

Entao vai ser muito valiosa essa experiência. Também trabalhei com R ano passado, pra transformação de dados é excelente, mas e é só mais uma de tantas linguagens/ferramentas que já trabalhei.

Pra entrar no mercado não tem segredo, estudar o que mais pedirem no momento em vagas das melhores empresas.