Dúvida sobre casting

Bom dia a todos do GUJ!!!
Eu sou novato em java, estou no 1° período de BSI e tenho uma dúvida sobre o uso do casting. Tem como usar diretamente na leitura da entrada do Scanner ouisso só se aplica a variáveis ja definidas anteriormente?

Um casting acontece quando vc tem uma referencia de uma super class e que passa-la para uma sub class

Veja esse exemplo.

Class Animal{}

Class Dog extends Animal{}

Class testOO{

public static void main(String [] args){
      Animal animal = new Dog();
      Dog dog = (Dog) animal;  <--- isso é um casting
}

}

1 curtida

outro exemplo é:

List<String> lista = new ArrayList<String>();

através da variável de referência lista vc tem acesso aos métodos de list q foram sobrescritos na classe ArrayList.

dessa outra forma:

ArrayList<String> listaMaisAbrangente = (ArrayList<String>) lista; //casting

vc pode acessar todos os métodos de ArrayList (através da variável listaMaisAbrangente) mesmo os que não foram declarados em List<>

me corrijam se eu estiver errado

[quote=fabiomariner]outro exemplo é:

List<String> lista = new ArrayList<String>();

através da variável de referência lista vc tem acesso aos métodos de list q foram sobrescritos na classe ArrayList.

dessa outra forma:

ArrayList<String> listaMaisAbrangente = (ArrayList<String>) lista; //casting

vc pode acessar todos os métodos de ArrayList (através da variável listaMaisAbrangente) mesmo os que não foram declarados em List<>

me corrijam se eu estiver errado[/quote]
Não está errado não, só o listaMaisAbrangente que ficou confuso, acho que seria melhor listaMaisEspecifica ou algo do tipo.

E é importante lembrar que o casting não converte nada. O objeto permanece do mesmo tipo que já era, só o tipo da variável de referência que é alterado (se for possível fazer o casting).

Lembrando também o uso do instanceof antes dos Casts, evitando erros não esperados.