Dúvida sobre chave primária no hibernate

Olá.
Meu problema nao é exatamente um problema, é uma dúvida, ou melhor, duas dúvidas.

A primeira é sobre chave primaria: a chave primaria seria o que exatamente? todo método de busca, alteração, excluir, vai ser tudo em cima desse atributo ? estou certo ?

A segunda é sobre como a chave primária é gerada: < generator class ="__________" > quais as opções possiveis que eu posso chamar, colocar entre essas aspas ? eu achei dois casos possiveis:
“increment”, que incrementa um ao valor da chave sempre que insere um novo objeto no banco e “assigned”, que não é automático. Eu nao entendi nada =/.

abração galera !

Cara… é mais ou menos assim:
no hibernate vc não tem chave primária (pelo menos não com esse nome). A chave primária (PK) fica na tabela do banco. No hibernate vc tem o ID q é uma especie de abstração da PK. E sim, as operações básicas de CRUD são feitas em cima do ID.

quanto ao generator vc tem diferentes opções: increment e assigned q vc citou, além de sequence (geralmente usado qndo o banco é postgres ou oracle) e native. No caso do assigned vc usa quando o id da entidade será definido na própria aplicação e não no banco como no caso do increment.