Duvida sobre classes e utilizacao

4 respostas
leosnake

uma duvida muito basica, quando eh feito um programa com quantas classes quanto necessaias, apenas uma delas tera o metodo main: mas como saber qual delas devo utilizar o metodo main? faz alguma diferenca se o metodo main estiver em qualquer classe do pacote?

4 Respostas

S

Sim, faz diferença porque o método main é o método principal de uma aplicação. Ela que “carrega toda a aplicação nas costas”, digamos assim.

Se você cria uma tela com menus, que chamam outras telas, você coloca o método main na tela de menus, pois é por essa tela que a aplicação será iniciada.

Se você fizer uma classe, sem o método main, simplesmente sua classe não será executada.

leosnake

mas se por exemplo eu desenvolver um programa com 10 classes, como defino qual delas usara o metodo main?

J

Não é regra… se for um jar você pode no manifest dizer qual o método main.
Você também pode dizer no launcher (seja script ou launch4j por exemplo) qual o main será utilizado.
O main é o ponto de partida e ele que será o responsável por carregar o restante da aplicação (como já foi citado, ele quem carrega a aplicação nas costas).

Neste caso você pode ter diversas classes que tem métodos main, por exemplo para funcionalidades diferentes ou ainda para realizar algum teste especifico (embora o mais recomendado para isto é fazer um projeto de teste unitário), mas já vi diversos softwares livres com muitos métodos main espalhados para realizar testes de pedaçoes da aplicação.

S

A classe que usará o método main é a classe que vai iniciar sua aplicação. Vamos supor: um jogo de video-game. Você vai colocar a classe main na tela de apresentação (aquela tela que tem o nome do jogo, opções arcade, versus).

Você não pode colocar a classe main na tela de seleção de personagem, porque você não quer que seu jogo comece na tela de seleção, certo?

Qual programa você quer ou pretende desenvolver?

Criado 18 de abril de 2012
Ultima resposta 18 de abr. de 2012
Respostas 4
Participantes 3