dúvida sobre classes em java

7 respostas
W

Olá, estou com uma dúvida que eu acho q vcs podem me ajudar nisso, `´e o seguinte, é que estou fazendu um programa como se fosse um cadastro de alunos, e ele tem duas classes, um Agenda, e outra AgendaEntry, mas quando tento colocar as duas classes aparece um erro pedindo para mim renomear e colocoar a file em sei lá onde, a minha dúvida seria a seguinte: Eu posso ter duas classes public, e um mesmo programa ou eu tenho q colocalas separadas para importar-las depois…

eutous fazendu assim:

public AgendaEntry {
// dfgçksmndçl
}
public Agenda {
     private dlkmnsl;
/codigo

public static void main(String args[]) {
      //
      }

asiim está certo?

7 Respostas

kissdemon

Você pode ter diversas classes em um mesmo arquivo, porém apenas uma public.

[]´s

Carlos

M

E quando vc tem uma classe publica em um arquivo, o arquivo deve ter o nome da classe pública.

R

Não hesite em criar cada classe em arquivos separados. Isso é natural e ajuda a possibilidade de reuso futuramente.

[]'s

LPJava

esse exemplo seu ai ta errado ta faltando class e tome cuidado para nao confudir classe com construtores…
E como pessoal ja falou nao pode ter em um unico arquivo mais de uma class public. E não coloque todo o seu programa em um unico arquivo de class… afeta na flexibilidade e extensibilidade dos conceitos de OO. :smiley:
Para cada aplicação vc criar uma class focada naquilo… que vai resultar em uma alta coesão… se vc estiver estudando java… por alguma apostila ou livro… vc vai ver a ideia de coesão.

flw!!

T

Você pode pôr várias classes em um arquivo, mas apenas uma delas pode ser “public”.
Isso é uma convenção do Java, mas acho que assim fica mais organizado que em C++ ou C#.
De modo geral, pôr várias classes dentro de um só arquivo (incluindo o caso em que há classes “aninhadas”, ou seja, umas dentro das outras) não é comum; e é por isso que existem “packages” (para ajuntar as classes que são relacionadas entre si).

W

vallew gente, agora que já tenho ua ideia de como fazer, tenho uma outra dúvida como eu faço um packge?

P

Um package, na prática, é um diretório.

No eclipse vc usa File-New-Package

Em cada IDE é diferente, mas na realidade só é montada a estrutura de diretórios.

Mas uma dica… se ainda não tem esse tipo de conceitos claros, acho que deveria perder mais um tempo estudando o básico para depois tentar implementar algo completo.

Boa sorte

Criado 8 de setembro de 2007
Ultima resposta 11 de set. de 2007
Respostas 7
Participantes 7