Olá, estou com uma dúvida que eu acho q vcs podem me ajudar nisso, `´e o seguinte, é que estou fazendu um programa como se fosse um cadastro de alunos, e ele tem duas classes, um Agenda, e outra AgendaEntry, mas quando tento colocar as duas classes aparece um erro pedindo para mim renomear e colocoar a file em sei lá onde, a minha dúvida seria a seguinte: Eu posso ter duas classes public, e um mesmo programa ou eu tenho q colocalas separadas para importar-las depois…
Você pode ter diversas classes em um mesmo arquivo, porém apenas uma public.
[]´s
Carlos
M
Marcos_Paiva
E quando vc tem uma classe publica em um arquivo, o arquivo deve ter o nome da classe pública.
R
RafaelVS
Não hesite em criar cada classe em arquivos separados. Isso é natural e ajuda a possibilidade de reuso futuramente.
[]'s
LPJava
esse exemplo seu ai ta errado ta faltando class e tome cuidado para nao confudir classe com construtores…
E como pessoal ja falou nao pode ter em um unico arquivo mais de uma class public. E não coloque todo o seu programa em um unico arquivo de class… afeta na flexibilidade e extensibilidade dos conceitos de OO.
Para cada aplicação vc criar uma class focada naquilo… que vai resultar em uma alta coesão… se vc estiver estudando java… por alguma apostila ou livro… vc vai ver a ideia de coesão.
flw!!
T
thingol
Você pode pôr várias classes em um arquivo, mas apenas uma delas pode ser “public”.
Isso é uma convenção do Java, mas acho que assim fica mais organizado que em C++ ou C#.
De modo geral, pôr várias classes dentro de um só arquivo (incluindo o caso em que há classes “aninhadas”, ou seja, umas dentro das outras) não é comum; e é por isso que existem “packages” (para ajuntar as classes que são relacionadas entre si).
W
willewell
vallew gente, agora que já tenho ua ideia de como fazer, tenho uma outra dúvida como eu faço um packge?
P
paulohrl
Um package, na prática, é um diretório.
No eclipse vc usa File-New-Package
Em cada IDE é diferente, mas na realidade só é montada a estrutura de diretórios.
Mas uma dica… se ainda não tem esse tipo de conceitos claros, acho que deveria perder mais um tempo estudando o básico para depois tentar implementar algo completo.