Dúvida sobre código básico em Orientação a Objetos

5 respostas
Galego_Henrique

Estou começando no mundo Orientado a Objetos e não estou entendendo algumas partes do código, vou cometar as linhas principais que não ando entendendo.

public class CalculaArea {

public static void main (String[] args) 
	{
	Retangulo r = new Retangulo(); //Meu objeto é uma classe que se chama Retangulo, mas não entendi basicamente o que esta linha está fazendo.
	r.base=5;
	r.altura=3;
	System.out.println(r.calculaArea());

Retangulo r2=new Retangulo();
	r2=new Retangulo();
	r2.base=10;
	r2.altura=5;
	System.out.println(r2.calculaArea());
    }

}

5 Respostas

A

Oi :slight_smile:

A primeira parte do código, o ‘Retangulo r’ cria uma referência que aponta para um objeto do tipo Retangulo.
Já a segunda parte ’ = new Retangulo();’ , atribui à variável de referência r um objeto do tipo retângulo.

Muitos confundem a referência com um objeto, mas a referência é uma variável usada para acessar os métodos e atributos do Objeto real. Também pode-se usar a referência como parâmetro em métodos.

Também sou iniciante, então se estiver errado, alguém me corrige aí! :wink:

uaslei_Java

Exatamente o nosso colega nthonyjatoba te flw tudo anthonyjatoba :

Galego_Henrique

anthonyjatoba:

A primeira parte do código, o ‘Retangulo r’ cria uma referência que aponta para um objeto do tipo Retangulo.
Já a segunda parte ’ = new Retangulo();’ , atribui à variável de referência r um objeto do tipo retângulo.

Muitos confundem a referência com um objeto, mas a referência é uma variável usada para acessar os métodos e atributos do Objeto real. Também pode-se usar a referência como parâmetro em métodos.

Valeu, cara. Sanou minha dúvida de primeira.

A

Obrigado :smiley:

Só uma dica do fórum: quando for postar um código, use a tag Code (entre colchetes), o código fica mais legível, olha o seu, por exemplo:

public class CalculaArea { 

public static void main (String[] args) 
{ 
Retangulo r = new Retangulo(); //Meu objeto é uma classe que se chama Retangulo, mas não entendi basicamente o que esta linha está fazendo. 
r.base=5; 
r.altura=3; 
System.out.println(r.calculaArea()); 

Retangulo r2=new Retangulo(); 
r2=new Retangulo(); 
r2.base=10; 
r2.altura=5; 
System.out.println(r2.calculaArea()); 
} 
}
E

Galego Henrique:
anthonyjatoba:

Valeu, cara. Sanou minha dúvida de primeira.

Está quase correta a explicação, falta so um detalhe o que atribui a referencia a um objeto do tipo retângulo é o sinal de “=”, o new Retangulo() tem o papel de alocar um espaço na memória para um objeto do tipo triangulo, é importante entender isso principalmente pra ter um melhor entendimento de outras linguagens já que em java o controle de memória e quase totalmente abstraído. Resumindo no caso ele cria uma referência do tipo triangulo e atribui a esse referência um novo espaço na memória do tipo triangulo.

Criado 3 de março de 2012
Ultima resposta 3 de mar. de 2012
Respostas 5
Participantes 4