Dúvida sobre código básico em Orientação a Objetos
5 respostas
Galego_Henrique
Estou começando no mundo Orientado a Objetos e não estou entendendo algumas partes do código, vou cometar as linhas principais que não ando entendendo.
public class CalculaArea {
publicstaticvoidmain(String[]args){Retangulor=newRetangulo();//Meu objeto é uma classe que se chama Retangulo, mas não entendi basicamente o que esta linha está fazendo.r.base=5;r.altura=3;System.out.println(r.calculaArea());Retangulor2=newRetangulo();r2=newRetangulo();r2.base=10;r2.altura=5;System.out.println(r2.calculaArea());}
A primeira parte do código, o ‘Retangulo r’ cria uma referência que aponta para um objeto do tipo Retangulo.
Já a segunda parte ’ = new Retangulo();’ , atribui à variável de referência r um objeto do tipo retângulo.
Muitos confundem a referência com um objeto, mas a referência é uma variável usada para acessar os métodos e atributos do Objeto real. Também pode-se usar a referência como parâmetro em métodos.
Também sou iniciante, então se estiver errado, alguém me corrige aí!
uaslei_Java
Exatamente o nosso colega nthonyjatoba te flw tudo anthonyjatoba :
Galego_Henrique
anthonyjatoba:
Oi
A primeira parte do código, o ‘Retangulo r’ cria uma referência que aponta para um objeto do tipo Retangulo.
Já a segunda parte ’ = new Retangulo();’ , atribui à variável de referência r um objeto do tipo retângulo.
Muitos confundem a referência com um objeto, mas a referência é uma variável usada para acessar os métodos e atributos do Objeto real. Também pode-se usar a referência como parâmetro em métodos.
Valeu, cara. Sanou minha dúvida de primeira.
A
anthonyjatoba
Obrigado
Só uma dica do fórum: quando for postar um código, use a tag Code (entre colchetes), o código fica mais legível, olha o seu, por exemplo:
publicclassCalculaArea{publicstaticvoidmain(String[]args){Retangulor=newRetangulo();//Meu objeto é uma classe que se chama Retangulo, mas não entendi basicamente o que esta linha está fazendo. r.base=5;r.altura=3;System.out.println(r.calculaArea());Retangulor2=newRetangulo();r2=newRetangulo();r2.base=10;r2.altura=5;System.out.println(r2.calculaArea());}}
E
eduardojandre
Galego Henrique:
anthonyjatoba:
Oi
Valeu, cara. Sanou minha dúvida de primeira.
Está quase correta a explicação, falta so um detalhe o que atribui a referencia a um objeto do tipo retângulo é o sinal de “=”, o new Retangulo() tem o papel de alocar um espaço na memória para um objeto do tipo triangulo, é importante entender isso principalmente pra ter um melhor entendimento de outras linguagens já que em java o controle de memória e quase totalmente abstraído. Resumindo no caso ele cria uma referência do tipo triangulo e atribui a esse referência um novo espaço na memória do tipo triangulo.