opa… pessoal eu to fazendo um prog certo… e nesse prog eu coloquei 2 JRadioButton, enfim, ele terá uma função especial, eu preciso fazer um retorno boolean desse botão, esse retorno e para ver se o botão não está selecionado, porque não podera passar para proxima etapa se naum selecionar um dos botões. eu sei que isSelected() faz a função , mas naum da forma que eu quero, ele retorna o true se o botão estive selecionado e false se estiver sem selecionar, preciso inverter isso, usar um comando diferente que retorne true se naum estiver selecionado e false se estiver selecionado, pois quando ele retornar true vai aparecer uma mensagem dizendo que o botão não esta selecionado.
ai esta meu codigo…
private void btGravarUsuarioActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {
String novaSenha;
String confSenha;
novaSenha = campNovaSenha.getText();
confSenha = campConfSenha.getText();
if (campUsuario.getText().equals("") & campNomeCompleto.getText().equals("") & campNovaSenha.getText().equals("") & campConfSenha.getText().equals("") & campRg.getText().equals(" . . - "))
{
JOptionPane.showMessageDialog(null,"O seu formulário está em branco!","Formulário em branco!",JOptionPane.CANCEL_OPTION);
this.finalize(0);
}
else if (campUsuario.getText().equals("")){
JOptionPane.showMessageDialog(null,"Usuário não digitado!","Usuário não digitado!",JOptionPane.CANCEL_OPTION);
this.finalize(0);
}
else if (campNomeCompleto.getText().equals("")){
JOptionPane.showMessageDialog(null,"Nome não digitado!","Nome não digitado!",JOptionPane.CANCEL_OPTION);
this.finalize(0);
}
else if (campNovaSenha.getText().equals("")){
JOptionPane.showMessageDialog(null,"Senha não digitada!","Senha não digitada!",JOptionPane.CANCEL_OPTION);
this.finalize(0);
}
else if (campConfSenha.getText().equals("")){
JOptionPane.showMessageDialog(null,"Confirmação de senha, não digitado!","Confirmação de senha, não digitado!",JOptionPane.CANCEL_OPTION);
this.finalize(0);
}
else if (campRg.getText().equals(" . . - ")){
JOptionPane.showMessageDialog(null,"RG não digitado!","RG não digitado!",JOptionPane.CANCEL_OPTION);
this.finalize(0);
}
else if (mcAdm.isSelected() & mcLim.isSelected()){
JOptionPane.showMessageDialog(null,"Você precisa escolher um tipo de usuário","Escolha um tipo de usuário!",JOptionPane.CANCEL_OPTION);
}
else if (novaSenha.contentEquals(confSenha)){
confirmacaoCadastro = new ConfirmacaoCadastro();
confirmacaoCadastro.setVisible(true);
confirmacaoCadastro.getCfUsuario().setText(campUsuario.getText());
confirmacaoCadastro.getCfNome().setText(campNomeCompleto.getText());
confirmacaoCadastro.getCfSenha().setText(campNovaSenha.getText());
confirmacaoCadastro.getCfRg().setText(campRg.getText());
metTipoUsu();
}
else
JOptionPane.showMessageDialog(null,"Senha incorreta, digite novamente!","Senha incorreta!",JOptionPane.ERROR_MESSAGE);
}
public void metTipoUsu()
{
if (mcAdm.isSelected()){
confirmacaoCadastro.getCfTipo().setText(mcAdm.getText());
this.finalize(0);
}
else if (mcLim.isSelected()) {
confirmacaoCadastro.getCfTipo().setText(mcLim.getText());
this.finalize(0);
}
}