Dúvida sobre como usar o tomcat-users

10 respostas
J

Olá pessoal,

Desculpe a ignorancia, mas começei a usar o próprio tomcat para fazer autenticação nas minhas páginas. Usei o j_security_check e o tomcat-user.xml. Lá no XML coloquei os usuários, os roles e etc.

No entanto, o mais comum é ter um cadastro de usuários no BD e deixar isso em um XML me parece estranho.

Não sei se estou confundindo as coisas. Minha dúvida é mais conceitual. Tipo em relação aos usuários do tomcat-users e os usuários da minha aplicação. Em geral, como se faz essa relação?

Se alguém puder esclarecer.

Desde já agradeço.

10 Respostas

Mikhas

Os usuarios do tomcat-users e de uma aplicação, normalmente não mantem nenhuma relação (Pelo menos que eu tenha visto até hoje).

Você quer relaciona-los? Por que?

J

Olá,

Obrigado por responder.

Então, essa é ralmente a minha dúvida. Pra que usar esses usuários do tmcat-users então? Meu interesse é em que usuários da minha aplicação tenha perfis que digam se podem ou não acessar algum recurso.

Qual seria a melhor forma de fazer isso?

E qual é a utilidade do security_check já que não serve para controlar usuários.

Desculpa, mas sou novo na area web e falta são alguns conceitos mesmo.

Valeu.

mateusprado

Voce pode usar algumas das APIs de parsear XML
Tipo XStream, JAXB entre outras.
Assim pegar os usuario do tomcat e relacionamos ao seu banco de dados, usando marshall, e unmarshall

Mikhas

Eu ACHO que o tomcat-users serve apenas para controlar os usuarios que tem acesso as configurações do tomcat atraves da interface web que o mesmo disponibiliza.

Procura na internet exemplos de como é feito essa parte de controle de acesso, funções, perifs.

Qualquer coisa, da um toque ai que a galera ajuda.

mateusprado

Eu tambem ACHO. mas agente tem que responder a pergunta dele né…rss

[ ]s,

A

Eu gostaria de saber se posso criar uma aplicação jsp com uma interface para modificar os usuários e controles do tomcat.
ou seja… usar o controle de usuários do tomcat na minha aplicação…
Uma dica inicial de como fazr isso? o que usar? o que estudar?
Obrigado, bom trabalho a todos

renanreismartins

amigo, se vc quer determinar quais usuarios podem acessar determinados modulos, paginas da sua aplicação, ou seja, fazer um controle de permissao, com certeza atrela-los ao usuario do tomcat nao eh a melhor saida.

era essa sua pergunta?

abraços

renanreismartins

amigo, se vc quer determinar quais usuarios podem acessar determinados modulos, paginas da sua aplicação, ou seja, fazer um controle de permissao, com certeza atrela-los ao usuario do tomcat nao eh a melhor saida.

era essa sua pergunta?

abraços

rogeriuslima

Dá uma olhada na documentação do tomcat como vc configura o Realm dele.
Com isso os seus usuarios e papeis ficam em um banco de dados e vc só tem que dizer pro tomcat quais são as tabelas.

A

Muito Obrigado, a dica do Realm
Consegui relacionar o controle de usuário da minha aplicação com o controle do Tomcat.
Configurei o arquivo a tag Resource do arquivo Context e a tag Realm do arquivo Server.
Ficou show, obrigado

Criado 5 de fevereiro de 2009
Ultima resposta 16 de jan. de 2010
Respostas 10
Participantes 6