Olá,
Estou com desenvolvendo um programa para uma locadora de veiculos em java como projeto da faculdade, e estou com algumas duvidas com comparação de data e horas.
O que eu tenho que fazer no sistema é:
1 - Ao cliente reservar o veiculo deve-se verificar se possui veiculos disponiveis( isso eu sei como fazer) e verificar se o periodo escolhido pelo cliente ja possui reservas para algum dia do perido.
2 - Ao cliente retirar o veiculo sem reserva previa, deve-se verificar se possui veiculos disponiveis( isso eu sei como fazer) e verificar se o periodo escolhido pelo cliente ja possui reservas para algum dia do perido.
A resposta da primeira ja responde a segunda!!!
3 - A reserva só pode ser cancelada e ainda faltar mais de quatro horas para a hora que foi agendado.
Minhas duvidas são:
1 - Essa veficação do periodo, eu faria ela em java ou pode ser direto no sql? (estou usando o mysql)
2 - No item 3, como eu faria para fazer a conta para ver se falta mais de 4 horas, pq vamo supor que o cliente marcou para retira o carro às 2 da manha do dia 22/01, se eu subtrair 4 horas vai dar 22 horas do dia 21/01. Como eu faria isso em sql.
Só para deixar claro, eu estou armazenanando no banco as datas e horas como um campo datetime.