Duvida sobre comparação de datetime em java e sql

3 respostas
E

Olá,
Estou com desenvolvendo um programa para uma locadora de veiculos em java como projeto da faculdade, e estou com algumas duvidas com comparação de data e horas.

O que eu tenho que fazer no sistema é:

1 - Ao cliente reservar o veiculo deve-se verificar se possui veiculos disponiveis( isso eu sei como fazer) e verificar se o periodo escolhido pelo cliente ja possui reservas para algum dia do perido.

2 - Ao cliente retirar o veiculo sem reserva previa, deve-se verificar se possui veiculos disponiveis( isso eu sei como fazer) e verificar se o periodo escolhido pelo cliente ja possui reservas para algum dia do perido.

A resposta da primeira ja responde a segunda!!!

3 - A reserva só pode ser cancelada e ainda faltar mais de quatro horas para a hora que foi agendado.

Minhas duvidas são:

1 - Essa veficação do periodo, eu faria ela em java ou pode ser direto no sql? (estou usando o mysql)

2 - No item 3, como eu faria para fazer a conta para ver se falta mais de 4 horas, pq vamo supor que o cliente marcou para retira o carro às 2 da manha do dia 22/01, se eu subtrair 4 horas vai dar 22 horas do dia 21/01. Como eu faria isso em sql.

Só para deixar claro, eu estou armazenanando no banco as datas e horas como um campo datetime.

3 Respostas

lcandidos

edileyoliveira poderia me dizer como você está armazenando as datas, do java para o MySql, em formato datetime?

Abraço!

drsmachado

Faça no java, é lógica, regra de negócio. Caso coloque no MySQL estará programando orientado a banco de dados.

drsmachado

No java, use a classe Calendar.

Criado 25 de novembro de 2008
Ultima resposta 16 de ago. de 2013
Respostas 3
Participantes 3