Dúvida sobre convenção de código

4 respostas
P

Ola,

pessoal eu tinha lido no site da Sun o documento de convenção de códigos da linguagem Java, tenho um dúvida no seguinte exemplo:

tenho a seguinte estrutura:

MyFTPClient |_src | |_ classes | |_ftp | |_io |_bin | |_idem ao src | |_ ArquivoFTP.ini

segundo a convenção deveria ficar algo do genero:

br |_myftpclient |_src | |_ classes | |_ftp | |_io |_bin | |_idem ao src | |_ arquivoftp.ini

é isso mesmo?

Os nomes dos arquivos e diretorios quando são compostos não usam algum tipo de separador?

4 Respostas

danieldestro

Como queira. Isso não vai matar o projeto!

Rafael_Steil

Nao exatamente assim. Nao ha uma regra para a estrutura geral de diretorios do teu projeto, apenas para a estrutura de diretorios do source code. Levando em consideracao que voce tem a empresa “MyCompany” e esta fazendo o projeto “MyFTP”, o nome do pacote seria:

br.com.mycompany.myftp

que eh formato na estrtura de diretorios

br/com/mycompany/myftp

essa estrutura geralmente fica dentro de um dir chamado “src”. Ou seja, voce teria entao

src/br/com/mycompany/myftp

Note que o “src” nao precisa fazer parte do nome do package. Na tua classe “MyFtpMainScreen.java”, que fica em

src/br/com/mycompany/myftp/MyFtpMainScreen.java

voce ira ter a declaracao de pacote da seguinte forma:

package br.com.mycompany.myftp;

sacou? ai, para compilar, voce vai no diretorio “src” e digita

javac br/com/mycompany/myftp/MyFtpMainScreen.java

claro que isso ira gerar o .class no mesmo diretorio do .java, mas voce pode especificar o diretorio de destino com um parametro do javac. Se estiver usando uma ide como o Eclipse, ele ate ja faz isso pra vc, com base nas configuracoes do projeto.

Rafael
[editado]ah sim… e como o Daniel disse, isso nao vai matar o projeto… mas pode facilitar um monte :wink: []/editado

P

“Rafael Steil”:
Nao exatamente assim. Nao ha uma regra para a estrutura geral de diretorios do teu projeto, apenas para a estrutura de diretorios do source code. Levando em consideracao que voce tem a empresa “MyCompany” e esta fazendo o projeto “MyFTP”, o nome do pacote seria:

br.com.mycompany.myftp

que eh formato na estrtura de diretorios

br/com/mycompany/myftp

essa estrutura geralmente fica dentro de um dir chamado “src”. Ou seja, voce teria entao

src/br/com/mycompany/myftp

Note que o “src” nao precisa fazer parte do nome do package. Na tua classe “MyFtpMainScreen.java”, que fica em

src/br/com/mycompany/myftp/MyFtpMainScreen.java

voce ira ter a declaracao de pacote da seguinte forma:

package br.com.mycompany.myftp;

sacou? ai, para compilar, voce vai no diretorio “src” e digita

javac br/com/mycompany/myftp/MyFtpMainScreen.java

claro que isso ira gerar o .class no mesmo diretorio do .java, mas voce pode especificar o diretorio de destino com um parametro do javac. Se estiver usando uma ide como o Eclipse, ele ate ja faz isso pra vc, com base nas configuracoes do projeto.

Rafael
[editado]ah sim… e como o Daniel disse, isso nao vai matar o projeto… mas pode facilitar um monte :wink: []/editado

Muitissimo obrigado, estou usando o eclipse, ele faz isso com os bin’s e src’s, muito legal, minha dúvida principal era sobre os nomes composto, mais entendi não usam separador mesmo. No caso quando e um projeto pessoal vocês costumam colocar seus propios nomes?

P

se tiver um padrãozinho fica mais bala né!

Criado 20 de maio de 2004
Ultima resposta 20 de mai. de 2004
Respostas 4
Participantes 3