Dúvida sobre curso de graduação

18 respostas
S

Pessoal, estou pensando em fazer este curso:
Tecnologo em Analise de Sistemas

http://www.faeblumenau.edu.br/graduacao/tec_analise_de_sistemas/plano.asp

nesse link tem a grade do curso…
O que vocês pensam a respeito dessa grade?

Obrigado desde já

18 Respostas

lelodois

Na minha humilde opinião, faculdade não forma, só informa, ou seja, mostra o caminho das pedras, com isto creio que o nome da faculdade não é mt importante não, o que imorta para mim é o quanto eu vou me aprofundar nos estudos mesmo sendo os que não estão nas matérias da facul.
abs

S

concordo, não é a faculdade que faz o aluno, mas sim o aluno que faz a faculdade
mesmo assim quero umas opniões (:

T

Tá bom - tô sabendo. E o networking? E as “máfias”? É muito importante sim, talvez mais que você imagine - se você tiver condições de fazer uma universidade pública ou uma particular famosa, você vai ter colegas e/ou professores que podem lhe indicar para boas colocações.

maior_abandonado

mais do que isso… a facudade é uma das portas pra se entra na area, ja que a partir dela da pra se conseguir um estagio… onde muita gente começa

S

maior_abandonado;

no meu caso, ja estou fazendo estágio, consegui isso graças a um programa de formação de mão de obra em TI, o Entra21.
Estou em uma empresa que eu julgo ser excelente, apesar de pequena, tem realmente muita coisa pra eu aprender aqui…
portanto não é esse o meu foco ao fazer uma faculdade…

e nas outras faculdades e cursos isso não acontece?
na minha opnião depende mais da pessoa do que do curso ou da universidade,

pinto

Não abri o link, mas o curso que o Sly mencionou é de tecnólogo, provavelmente de 2,5 ou 3 anos.
Estes cursos têm boa aceitação no mercado?

OliveirakunJava

Olá Sly,

Estive dando uma olhada na grade de matérias e realmente parece ser bom, mas não se deixe levar apenas por isso pois ja vi várias faculdades(inclusive na que estudei) em que eles colocam uma grade com matérias bem interessantes e com nomes pomposos(Projeto e Administração de redes, Projeto e Administração de banco de dados,etc.) e na hora do vamo ve, a qualidade fica  no nome mesmo e vc acaba não aprendendo quase nada. Portanto seria mais interessante vc buscar referências de pessoas que ja estudaram la. Mas apesar de tudo isso acho que o mais importante é o aluno e não a faculdade, pois é o aluno que faz a faculdade e não ao contrário, se vc puder estudar em uma faculdade boa e de nome blz, ótimo, se não puder não é por isso que vai ficar sem estudar. E com relação ao networking acho ele importante sim mas na minha humilde opinião quem é bom mesmo no que faz não precisa de networking.
Bom é isso ai, abraços e boa sorte!
T

pinto:
Não abri o link, mas o curso que o Sly mencionou é de tecnólogo, provavelmente de 2,5 ou 3 anos.
Estes cursos têm boa aceitação no mercado?

Bom, aqui em São Paulo, o pessoal formado pela FATEC (tecnólogos) têm boa aceitação.

S

OliveirakunJava:
Olá Sly,

Estive dando uma olhada na grade de matérias e realmente parece ser bom, mas não se deixe levar apenas por isso pois ja vi várias faculdades(inclusive na que estudei) em que eles colocam uma grade com matérias bem interessantes e com nomes pomposos(Projeto e Administração de redes, Projeto e Administração de banco de dados,etc.) e na hora do vamo ve, a qualidade fica  no nome mesmo e vc acaba não aprendendo quase nada. Portanto seria mais interessante vc buscar referências de pessoas que ja estudaram la. Mas apesar de tudo isso acho que o mais importante é o aluno e não a faculdade, pois é o aluno que faz a faculdade e não ao contrário, se vc puder estudar em uma faculdade boa e de nome blz, ótimo, se não puder não é por isso que vai ficar sem estudar. E com relação ao networking acho ele importante sim mas na minha humilde opinião quem é bom mesmo no que faz não precisa de networking.
Bom é isso ai, abraços e boa sorte!</blockquote>

tem um amigo meu que fez curso técnico comigo que está fazendo este curso, ele disse que é forte, só que ele só está no 1º semestre, tenho que conversa com ele denovo a respeito disso, mas a principio é forte…

jonata.zurchimitten

o kra blz, eu estudo em blumenau na uniaselvi
é uma boa faculdade, pq tu não faz sistema de informação
o canudo vai vale mais que o tecnologo,
mas ´´e que nem o pessoal fala ai em cima
só vai t mostra o caminho das pedras
tem que fazer por ti
mas um canudo ajuda bm mais

jonata.zurchimitten

o kra e outra coisa
eu moro ao lado do shoping
que é quase do lada dessa facul e nunca ouvi fala
veja bm

S

jonata.zurchimitten:
tem que fazer por ti

tem um colega de trabalho que faz sistemas na uniasselvi, ele me deu pessimas referencias do curso…
diz que é MUITO superficial…
talzes tu conheça ele, o nome dele é Walmir

peczenyj

A questão da faculdade é complicado. O Bom seria vc fazer a melhor possivel, que tenha um bom renome e te dê oportunidade de trabalhar no mercado de verdade. Uma faculdade ruim pode prejudicar vc em alguns criterios de seleção (mas ai cabe a vc ressaltar os SEUS talentos), esse é o prejuizo indireto. Pior é o prejuizo direto, aonde aquele professor mal-preparado te faz um desfavor em colocar conceitos totalmente errados na cabeça.

Para evitar o prejuizo direto vc precisa ler muito, praticar bastante, ter contato com pessoas que trabalham no mundo real, etc. O GUJ é uma boa fonte de informações. Pense: se vc quer trabalhar nessa area vc deveria ler livros (atuais), blogs, listas de discussão, etc. Fazer parte de um projeto open source então é excelente.

Dez coisas que vc deveria saber antes de concluir a sua faculdade:
1- o que é classpath (ver aqui: http://guj.com.br/article.list.logic )
2- a diferença entre licença BSD e GPL
3- como escrever um hello world em pelo menos 5 linguagens NA LINHA DE comando (sendo uma funcional e uma script)
4- instalar o ubuntu ou outra distribuição em uma maquina (incluindo configuração de rede)
5- instalar o wordpress (e tudo o que é preciso para executa-lo)
6- a diferença entre HTTP e FTP, entre TCP e UDP e, principalmente, em qual camada OSI eles trabalham. Estude um request HTTP com o live http headers do firefox.
7- SQL: select,update,insert, delete, commit, rollback
8- como ler e gerar XML - de qualquer forma programatica
9- saber usar o grep
10- entender o que é NULL, \0, **qqcoisa do C e quais os seus usos (principalmente em strings)

Uma lista de 10 coisas serve pra lembrar que existem outras 1024 (que numero é esse? pesquise e verá: tem haver com potencias de 2, bit, byte, etc) tão ou mais importantes. Esse tipo de conhecimento eu gostaria que um estagiario tivesse se viesse a trabalhar comigo, por exemplo, e boa parte disso eu sabia antes de entrar no meu primeiro emprego 5 anos atrás.

jonata.zurchimitten

Sly:
jonata.zurchimitten:
tem que fazer por ti

tem um colega de trabalho que faz sistemas na uniasselvi, ele me deu pessimas referencias do curso…

kra, procura t informar sobre o entra21 dissem q para c colocar no mercado d trabalho é bom,
e a uniasellv eu acho q falta muita coisa ainda,
mas eh um curso que vai c reconhecdo pelo mec agora
da uma pensada kra

S

jonata.zurchimitten:
Sly:
jonata.zurchimitten:
tem que fazer por ti

kra, procura t informar sobre o entra21 dissem q para c colocar no mercado d trabalho é bom,
e a uniasellv eu acho q falta muita coisa ainda,
mas eh um curso que vai c reconhecdo pelo mec agora
da uma pensada kra

eu ja fiz o entra21 e graças a ele ja estou no mercado, trabalho na Lector Tecnologia, falando nisso, você deve conhecer o Alex, ele é professor de IA la…conhece? (:

estive pensando em fazer Sistemas na FURB tambem…

M

Sly:

eu ja fiz o entra21 e graças a ele ja estou no mercado, trabalho na Lector Tecnologia, falando nisso, você deve conhecer o Alex, ele é professor de IA la…conhece? (:

Eu faço Ciencia da Computação na FURB, estou no terceiro semestre. De cabeça agora não lembro ninguém da minha turma desempregado.

Tenho alguns colegas que fazem Sistemas de Informação na FURB e pelo que eu vejo deles, não vale a pena Sistemas. Tem gente que mal vai pro curso e ainda consegue passar nas matérias de administração e similares. E quando vi a prova final deles do primeiro de semestre de programação na acreditei. Em 5 minutos qualquer um aqui resolveria e eles levaram a aula inteira.

Sobre Uniasselvi e FAE : se você pagar eles, tá tudo em ordem, esse é o problema. O objetivo dos caras não é ensinar, é lucrar. Se o ensino der lucro, eles vão ensinar. Mas se eles não precisarem investir tanto na parte da educação do curso pra atrair os estudantes, o ensino fica em segundo plano. O importante é manter o aluno lá.

Quanto a Ciência da Computação posso te dizer que é bastante interessante o curso, só que vai exigir dedicação. Começamos com mais de 80 no primeiro semestre, destes já não restam 40. Da minha turma original mesmo, dos quase 40 só tem mais 6 e que não rodaram em nenhuma 3 ou 4, agora não lembro.

Mas eu penso o seguinte: quer trabalhar na área, nem faculdade precisa por aqui. Mas quer trabalhar em empresas como a Senior e a T-systems, esqueça FAE e Uniasselvi.

S

Eu particularmente prefiro sistemas, e quanto a algumas pessoas que você ve que são ruins em sistemas, eu penso assim: não é o curso que faz o aluno e sim o contrario…

Eu podia ter entrado na Senior somente pelo Entra21 se eu quisesse, no final do curso do entra21, foram 13 alunos de JAVA avançado la fazer a prova da senior, a média da sala foi 4.4, sim a prova valia 10, eu tirei 9 ahahaha, pra salva a turma ne, mas no final acabei optando por ficar aqui onde estou, o nivel de programação aqui é muito mais elevado, todo dia é um desafio :D, enquanto que na senior eu ia criar telinhas e fazer relatórios (:

pelo fato do Entra 21 que eu citei ali em cima eu reforço a minha ideia “não é o curso que faz o aluno, e sim o contrario”
e eu não sabia NADA de java antes de fazer o Entra21

S

marcio_gs:
Sly:

Eu faço Ciencia da Computação na FURB, estou no terceiro semestre. De cabeça agora não lembro ninguém da minha turma desempregado.

Tenho alguns colegas que fazem Sistemas de Informação na FURB e pelo que eu vejo deles, não vale a pena Sistemas. Tem gente que mal vai pro curso e ainda consegue passar nas matérias de administração e similares. E quando vi a prova final deles do primeiro de semestre de programação na acreditei. Em 5 minutos qualquer um aqui resolveria e eles levaram a aula inteira.

Sobre Uniasselvi e FAE : se você pagar eles, tá tudo em ordem, esse é o problema. O objetivo dos caras não é ensinar, é lucrar. Se o ensino der lucro, eles vão ensinar. Mas se eles não precisarem investir tanto na parte da educação do curso pra atrair os estudantes, o ensino fica em segundo plano. O importante é manter o aluno lá.

Quanto a Ciência da Computação posso te dizer que é bastante interessante o curso, só que vai exigir dedicação. Começamos com mais de 80 no primeiro semestre, destes já não restam 40. Da minha turma original mesmo, dos quase 40 só tem mais 6 e que não rodaram em nenhuma 3 ou 4, agora não lembro.

Mas eu penso o seguinte: quer trabalhar na área, nem faculdade precisa por aqui. Mas quer trabalhar em empresas como a Senior e a T-systems, esqueça FAE e Uniasselvi.

mas ei, como é o curso de ciencias na FURB?
Os professores são bons?
vale a pena o investimento? pq 500 reais é foda de banca…

Criado 10 de março de 2009
Ultima resposta 13 de mar. de 2009
Respostas 18
Participantes 9