Dúvida sobre DAO

Olá pessoal!

Seguinte, tenho uma aplicação que possui uma interface com os métodos CRUD. Nesta aplicação algumas classes que precisam inserir,deletar,etc implementam essa interface, até aqui sem problemas. Exemplo: UsuarioDAO e assim por diante.
Minha dúvida é quando tenho que realizar consultas complexas que envolvem mais de uma tabela do banco para alimentar um relatório, onde “coloco a sql”, uma vez que essa consulta envolve mais de uma tabela e consequentemente mais de uma classe POJO.
Gostaria da opinião de vocês em relação a isso. Desde já agradeço pela atenção. :smiley:
obs: Estou usando jdbc puro.

Se voce quiser buscar Usuarios e seus respectivos enderecos, o sql ficaria na classe UsuarioDao, porque ele é a entidade principal da consulta.

No caso de uma venda, o sql que consulta uma venda e itens de venda, ficariam numa classe VendaDao.

Acho que é por ai…

Olá Gabrielbzan!

Entendi, minha dúvida é no caso de precisar consultar mais de uma tabela entendeu e gerar relatórios mais complexos, pois minhas tabelas no banco de dados relacional são meus POJOs no modelo orientado a objetos, estou fazendo um pouco de confusão nesta parte.

Entendi, no caso de relatorios da pra fazer uma classe especifica mesmo, com todos os objetos/campos que voce vai manipular. Espero ter ajudado, Abs!

Olá Gabriel bzan!

Acho que vou ter que partir pra esse lado mesmo, criar uma classe que monta as consultas necessárias para meus relatórios.
t+