Dúvida sobre desenvolvimento Java/Web

Boa tarde amigos, gostaria de pedir um help a todos…
Estou inciando em Java e estou desenvolvendo um sistema pequeno para reforçar meu aprendizado. Mas tenho algumas dúvidas de qual modelo implementar?

O sistema é para uma escola. No momento preciso apenas fazer o cadastro de alunos.

Gostaria de saber se alguém pode dar um Help dizendo um modelo legal que eu poderia seguir, ou me mandar um link de um exemplo, de uma aplicação(código)

Pensei em algo do tipo…
Tela JSP que acessa um Controller que decidira qual classe de ação chamará, por exemplo classe “AlunoFuncionalidades” que lá existirá os métodos cadastrarAluno que chamará a classe “Aluno” onde contém os getters e setters que por sua vez chamará o AlunoDAO…

Está certo essa análogia? Espero que alguém possa clarear minhas idéias. Obrigado.

Há um tutorial que disponibilizaram de uma aplicação, com o framework VRaptor:

http://www.guj.com.br/posts/list/58662.java

Não tentei rodar, mas parece interessante.

Olá.
Pq vc não tenta usar Struts?
A principio ele é um pouco demorado para aprender, mas depois que vc entende como funciona (MVC) fica super fácil separar as camadas e realizar operações de modo estruturado.
Você terá 3 camadas, o modelo, o controller e a view.
Ou então algum outro framework desses tipo Mentawai ou Spring.
Ele vão facilitar bastante a sua vida. Quero dizer, pode ser um pouco mais demorado, a princípio para aprender, mas depois vc irá se agradecer por ter aprendido :slight_smile:

Existem vários tutoriais de Struts na net, é só procurar!
Boa sorte e sucesso, tendo dúvidas poste aquí!
[]´s

apoio e o struts!..

td bem que para inicio vc vai pastar um monte!.. e se naum tiver vontade de aprender vc vai mandar tomar no c… srsrs… mas depois que aprender cara… ai ja era!! hehe… .vc faz mta coisa legal!..

dica 1: domine o MVC!
dica 2: domine o DAO!

:wink:

Struts ? Nãããããããããão

(opinião pessoal)

Veja se isso te ajuda:

Comparativo entre vários frameworks web

Comparação Struts2 x Mentawai

Apostila VRaptor

Bem camaradas, gostei de todas as sugestões…mas o meu problema é tempo…

Vontade de aprender…100%. Mas o problema realmente é tempo, só tenho a noite qdo chego do trabalho e eu pouco horas nos finais de semana q ainda tenho que compartilhar com a namorada Ha :stuck_out_tongue:
A pessoa que espera pelo sistema tb tem pressa pelo sistema…
Queria fazer com Struts e Hibernate, pois é o que o mercado pede…e assim que dominasse tudo isso, tentar usar Spring, Vraptor e outros…

Mas vou ver se consigo fazer algo basico apenas para o cliente ir usando, e depois fazer algo melhor…pois quero fazer realmente legal, com código o mais limpo e mais padronizado possível, pois quero tentar usar as boas práticas de Java…Obrigado amigos

Se o teu problema é estritamente TEMPO, eu recomendo vc dar uma boa olhada no Mentawai.

Fuja de Tapestry e JSF. Demora para entender/dominar esses caras…

pressa é a inimiga de perfeição hein!! mto cuidado p/ naum perder seu cliente brother!

Cuidado tb para não demorar 6 meses para fazer o protótipo e irritar o seu cliente.

Tem coisa pior do que projeto que demora 6 meses para sair e quando finalmente sai tem tantos problemas quanto teria um outro que tivesse saído em 1 mes?

[quote=saoj]
Cuidado tb para não demorar 6 meses para fazer o protótipo e irritar o seu cliente.

Tem coisa pior do que projeto que demora 6 meses para sair e quando finalmente sai tem tantos problemas quanto teria um outro que tivesse saído em 1 mes?[/quote]

protótipo td bem… tem que sair rapido, afinal, uma demora pode dar uma péssima impressão para o cliente…

mas o sistema naum!!..!!

Amigo, faça o sistema mais simples possível, não complique!!!
Utilize tecnologias que te ajudarão futuramente a fazer uma manutenção mais fácil. Use padrões com moderação!
Seu cliente paga pelo sistema e ele quer o mais rápido possível, “TIME IS MONEY!!!”. Não importa pra ele a tecnologia.
Saiba o pq vc ta utilizando determinada tecnologia, e naum usar por usar…

Não tente aprender no sistema do seu cliente (ja fiz isto muitas vezes e só me ferrei).

Sendo assim… boa sorte…
Abraços
Wanderson 8)