dúvida sobre eclipse

13 respostas
E

O que vem a ser esse Software Eclipse?
É gratuito? eu posso fazer download e usar para desenvolver aplicações java?
existe alguma restrição?

agradeço a ajuda

eder

13 Respostas

Rafael_Steil

O Eclipse eh uma IDE para desenvolvimento de aplicacoes. Eh gratuito, feito pela IBM. Voce pode pegar em www.eclipse.org

Rafael

Paulo_Silveira

ele é completamente gratuito, não tem nada escondido, se esse é o seu medo!

dizem que um dia ele pode vir a ser pago, mas essas versões que já existem não tem mais jeito. eles usam uma licensa da ibm, chamada commo license nao sei o que…

urubatan

é o seguinte, o Eclipse não tem como tornar-se pago pela licensa que ele é distribuido.
o que ocorre, é que a IBM pega o código do eclipse e cria o Web Sphere Application Studio (se não me engano é este o nome)
e vende este produto :slight_smile:

só isto :slight_smile:
esta é a versão paga do Eclipse, é o Eclipse com uma tonelada de plugins a mais desenvolvidos pela IBM, e até que ficu bom :slight_smile:

Paulo_Silveira

urubatan, me falaram que esse programa ainda nao existe. tipo, a versao atual nao eh baseada no eclipse… voce tem certeza que eh?

urubatan

tenho sim, tenho um CD em casa que pedi para a IBM que tem uma versão,
não tenho certeza se ja esta a venda, mas com certeza o software ja existe :slight_smile:

ele ficou um pouco pesado, mas esta muito bom :slight_smile:
trabalha muito bem com aplicações J2EE, tem uma perspectiva J2EE, e uma só para WEB, muito legal.
a sintax Highlight ta muito melhor que a normal do Eclipse, …
ta muito bom mesmo :slight_smile:

não sei se posso disponibilizar este software, mas vou dar uma olhada na licensa, se for permitido posso passar para algum FTP se alguem daqui tiver um para liberar (se não me engano são uns 50M, o CD ta em casa :slight_smile:

ou então podem ir no site da IBM e verificar se eles ainda enviam o CD de desenvolvimento JAVA deles :slight_smile:

só me ferrei por que queria a versão para linux, e eles me mandaram a versão para windows, e como o Eclipse/WSAD usam SWT são compilações diferentes :frowning:

mas não da nada :slight_smile:

Gilmar_Rodrigues

Esse Websphere tem a “cara” do eclipse? Pelo que vc falou ele deve ser muito bom…

[]'s

urubatan

ele é o Eclipse, só que um monte de plugins a mais (bem mais plugins que no eclipse que uso em casa :slight_smile: )
se você gosta do Eclipse, o WSAD é a 8a maravilha do mundo :slight_smile:
mas mesmo sem ele, o Eclipse basico eu acho meio inutilizavel, mas depois de instalar uns 10 ou 15 plugins gratuitos disponiveis na internet (no meu caso (124MB de download :slight_smile: )
ele fica perfeito, com alguns wizzards, suporte a projetos J2EE, diagramas UML de classes com roundtrip, e muito mais :slight_smile:

a falta de um editor de janelas pro enquanto não me incomoda nada :slight_smile:

E

Só uma dúvida eclipse que baixei ± 50 Mb não é muito bom? preciso de outros plug-ins é isso?
Seguinte desculpa as perguntas mas só iniciante e estou tentando aprender java sozinho quando tenho tempo então eu gostaria de saber
se o eclipse vai me ajudar na programação de classes…na depuração…pois até agora…as classes que fiz…foi tudo no bloco de notas e compile na janela do DOS…

Agradeço a ajuda.

eder

Rafael_Steil

Eh bom sim, nao ha duvida. O que o colega fez foi adicionar mais funcionalidades atraves de plugins, apenas isso. Mas o eclipse “padrao” eh uma grande ferramenta.

[]'s
Rafael Steil

urubatan

Com certeza, o Eclipse “padrão”, é uma ótima ferramenta, principalmente para aprender java.
Só adicionei mais funcionalidades nele, como alguns wizzards, e outros tipos de projeto (incluindo aplicações WEB e suporte para J2EE :slight_smile:

fora isto, o eclipse sozinho ja é muito bom, e a maior vantagem na minha opinião, bem mais leve que o NetBeans :slight_smile:

Rafael_Steil

BTW, posta aqui as urls dos plugins que voce pegou pra galera delirar!!! ( e deixar seu eclipse mais pesado ehhehehehe )

Rafael

urubatan

bahh, as URLs exatas não tenho, mas peguei o link para todos eles em:

http://eclipse-plugins.2y.net/eclipse/index.jsp

a noite quando chegar em casa, posso postar o nome dos plugins que to usando, tem uns muito bons :slight_smile:
incluindo um para trabalhar com UML diretamente no Eclipse (por enquanto só tem o diagrama de classes, mas ja é uma baita ajuda :slight_smile:
o link direto para este é:
http://www.eclipseuml.com/

E

Esse forum é muito bom…o pessoal dá uma força legal…

bom então…mais uma pergunta basica sobre o eclipse…

alguem conhece uma apostila em portugues sobre como usar as funcionalidades basicas do eclipse?..coisa para quem esta começando…

valeu

agradeço muito a ajuda de todos

eder

Criado 18 de outubro de 2002
Ultima resposta 22 de out. de 2002
Respostas 13
Participantes 5