Dúvida sobre empresas de tecnologia

olá pessoal

é o seguinte sou estudante autoditada , trabalho atualmente com a regra de negócio no qual conheço muito, como estou estudando java a um bom tempo , mas não tenho vivência no desenvolvimento , e surgiu algumas vagas em uma empresa chamada Capgemini e Stefanine quero saber se alguém conhece alguma dessas empresas ou já trabalhou lá e o que tem pra me dizer se tipo é tudo QI ( quem indica ) ou se eles vão dar oportunidade para alguém que não tem curso superior ou experiência em desenvolvimento , se é uma boa colocar meu github no curriculum , e para pessoas que já passaram ou trabalham nessas empresas como é o dia a dia e salário inicial ( sei que varia de estado pra estado ) no meu caso é na Bahia.

vlw ^^

Oi,

A realidade de cada mercado, cada cidade, é muito diferente. Mesmo se falarmos da mesma empresa em diferentes cidades. Eu por exemplo já trabalhei na Stefanini, mas bagunçada do jeito que é, duvido que ai na Bahia seja pelo menos parecido com o que é aqui em Brasília. Só indico a Stefanini aqui para quem ta desesperado.

Falando pelo mercado de Brasília, entrar sem experiência é bem mais fácil se for por meio de estágio. Ou seja, você também teria que estar pelo menos cursando algum curso da área.

Acho sim que é uma boa colocar seu “portfolio” no github. Atrapalhar não atrapalha.

São empresas de body shop/prostituição de programadores. Em último caso não encontrando outra coisa, entre só para ganhar experiência e sair fora depois quando encontrar algo melhor.

Colocar trabalho de graça no github tá na moda sim, caso pegue um entrevistador da nova geração.

O que há de tão ruim nessas empresas que faz os profissionais mais experientes simplesmente odiá-las?

Eu poderia falar horas. Mas já falei até demais :slight_smile:

Por favor, cite alguns exemplos (novamente).

é pq muitas pessoas falam mal dessas empresas de tecnologia , só que tipo quero entender o que há de ruim para que até se entrar em uma dessas empresas saber o que vou encontrar e tipo , como funcionam as boas empresas de se trabalhar…

Difícil ficar falando mal (mais) aqui de uma empresa que já trabalhei. Posso entretanto fazer uma teoria aqui de maneira geral, que talvez se aplique a várias grandes empresas:

Acho que empresa grande acaba tendo muitos daqueles funcionários “das antigas”, que por estar há muito tempo na empresa acabam tendo cargos de decisão. Gente “das antigas” são resistentes a mudanças, tem mentalidade ultrapassada e burocrática. Ainda estão naquela de ficar fiscalizando se as pessoas estão no computador usando GTalk ou não.

Se algum de vocês forem pro JavaOne em SP a gente conversa sobre isso por lá :slight_smile:

Entendi o que você quis dizer. Seriam esses os famosos carreiristas, não é mesmo? Pessoas com um conhecimento técnico inferior, porém com grande influência devido ao tempo de casa. Isso é realmente complicado, e resultado da maldita politicagem do mundo corporativo.

uma pena não poder ir ao JavaOne em SP =¹

mais obrigado infelizmente sua reposta é simplesmente o dia-a-dia que estou vivendo no meu atual emprego =/

No seu caso, eu não seria tão seletivo. Vale a pena sofrer uns anos na bagunça para ter algo substancial no seu currículo.
Procurar emprego estando num emprego é outra coisa…

Talvez porque são considerados um caminho sem saída, ou seja, se você já tem experiência e ainda esta lá, é porque o dinheiro é mais importante, ou porque quer tentar uma carreira de gestão em algum ponto, mas não são trabalhos considerados desafiadores do ponto de vista técnico, na verdade é o que a gente chama de “dead-end job”.