Estou estudando o framework JSF 2.0 juntamente com CDI. Os exemplos que vi até o momento utilizam o escopo de sessão nos MenagedBeans. No entanto já li também que não é recomendado utilizar muito o @SessionScoped, visto que pode trazer problema de desempenho. Sendo assim, eu gostaria de saber qual é o escopo mais indicado para colocar os MenagerBeans quando é necessário implementar CRUDs, tipo cadastro de produto, cadastro de usuários, etc. Gostaria de saber se o @ConversationScoped pode ser bastante usado neste casos ou se tem alguma restrição.
Realmente é bom evitar o @SessionScoped. Um bom uso dele é um carrinho de compras por exemplo, que guardaria os itens comprados pelo usuário enquanto este está na página.
Para o seu caso de CRUD voce poderia trabalhar com o @RequestScoped(padrão) já que após o cadastro você não precisa mais daquele Bean (salvo alguma exceção sua).
A minha dúvida foi sanada com a opinião de vocês. Agora eu gostaria de um auxilio para implementar um cadastro com o @ResquestScoped.
Inicialmente eu tenho uma pagina com um CommandLink que aponta para o método listaContatos(), o qual lista os objetos corretamente no DataTable da pagina list.xhtml. Nesta página, tenho um um link para adicionar um novo Contato que chama o metodo doNewContato(). Mas como a cada nova requisição os dados são perdidos os que foram setados neste método não são visíveis quando for gravar.
Sendo assim, gostaria de saber como poderiam implementar esse MenagerBean para resolver este problema.
Segue o código do MB.
import java.util.List;
import javax.enterprise.context.RequestScoped;
import javax.inject.Inject;
import javax.inject.Named;
import br.com.teste.entity.Contato;
import br.com.teste.session.ContatoSession;
@Named("contatoFaces")
@RequestScoped
public class ContatoFaces extends CDIBean<Contato> implements java.io.Serializable{
private static final long serialVersionUID = 1L;
@Inject
private ContatoSession contatoSession;
private List<Contato> lista;