Duvida sobre extensões

11 respostas
R

Todo programa feito em java recebe a extenção .jar, certo? E esse programa só roda em computadores que tiver uma jre, certo?
Mas e os programas .exe são programados em qual linguagem? E do que eles precisam pra rodar?
E porque os progamas .jar não aparecem no gerenciador de tarefas igual os .exe?

Desculpe se essa pergunta é muito “boba”, mas é que estou com duvida em relação a isso, e eu procurei bastante antes de postar,
mas não achei…

Agradeço a Atenção de todos,

rodazzz

11 Respostas

E

Os arquivos .jar são processados pelo programa java.exe, que foi escrito em C++.
Quando você dá um duplo-clique em um JAR, e se você estiver com a JRE instalada corretamente, o Windows descobre que ele tem de chamar o java.exe para abrir o arquivo .jar. Para o java.exe, “abrir o jar” significa executá-lo.
E é por isso que no Gerenciador de Tarefas do Windows aparece “java.exe”, não “seuprograma.jar”.

R

entanglement:
Os arquivos .jar são processados pelo programa java.exe, que foi escrito em C++.
Quando você dá um duplo-clique em um JAR, e se você estiver com a JRE instalada corretamente, o Windows descobre que ele tem de chamar o java.exe para abrir o arquivo .jar. Para o java.exe, “abrir o jar” significa executá-lo.
E é por isso que no Gerenciador de Tarefas do Windows aparece “java.exe”, não “seuprograma.jar”.

aqui aparece javaw.exe é a mesma coisa?
Então se eu quiser fazer um programa que a extenção seja .exe eu tenho que aprender C++?

E
  1. O javaw.exe é mais ou menos a mesma coisa que o java.exe, só que o javaw.exe não abre uma janelinha preta do DOS.
    É que normalmente a instalação da JRE configura para chamar o javaw.exe, mas eu configuro para chamar o java.exe porque gosto de ver que tipo de mensagens de erro estão acontecendo quando inicio o jar.
  2. Não necessariamente. Pode aprender C#, VB.NET, Objective-C, Delphi (Pascal) ou outras linguagens que geram arquivos .exe. Também pode encapsular o .jar em um .exe. Existem programas que fazem isso.
E

Da série “aprenda português sabendo inglês”: em inglês, você usa “extension” (com S), então em português você usa “extensão” (com S).

R

entanglement:
1) O javaw.exe é mais ou menos a mesma coisa que o java.exe, só que o javaw.exe não abre uma janelinha preta do DOS.
É que normalmente a instalação da JRE configura para chamar o javaw.exe, mas eu configuro para chamar o java.exe porque gosto de ver que tipo de mensagens de erro estão acontecendo quando inicio o jar.
2) Não necessariamente. Pode aprender C#, VB.NET, Objective-C, Delphi (Pascal) ou outras linguagens que geram arquivos .exe. Também pode encapsular o .jar em um .exe. Existem programas que fazem isso.

Mas se eu mudar o .jar pra .exe ele vai aparecer no gerenciador de programas com o nome.exe ou ele vai aparecer pelo javaw.exe?

R

entanglement:
Da série “aprenda português sabendo inglês”: em inglês, você usa “extension” (com S), então em português você usa “extensão” (com S).

Obrigado, já foi corrigido… ;D

E

rodazzz:
entanglement:
1) O javaw.exe é mais ou menos a mesma coisa que o java.exe, só que o javaw.exe não abre uma janelinha preta do DOS.
2) Não necessariamente. Pode aprender C#, VB.NET, Objective-C, Delphi (Pascal) ou outras linguagens que geram arquivos .exe. Também pode encapsular o .jar em um .exe. Existem programas que fazem isso.

Mas se eu mudar o .jar pra .exe ele vai aparecer no gerenciador de programas com o nome.exe ou ele vai aparecer pelo javaw.exe?

Aparece com “nome.exe” mesmo. Não se esqueça que não basta renomear o .jar para .exe; você precisa usar o programa (costuma ter nomes como “jar2exe” ou coisa parecida. Procure na Internet e escolha o que for melhor para você - em particular, não gosto muito desses programas, mas é questão de gosto pessoal.

R

entanglement:
rodazzz:
entanglement:

Aparece com “nome.exe” mesmo. Não se esqueça que não basta renomear o .jar para .exe; você precisa usar o programa (costuma ter nomes como “jar2exe” ou coisa parecida. Procure na Internet e escolha o que for melhor para você - em particular, não gosto muito desses programas, mas é questão de gosto pessoal.

eu converti o .jar em .exe com o jar2exe.exe, mas quando eu rodo ele ele abre o pronpt de comando, foi alguma coisa que eu fiz errado na hora da conversão, ou é assim mesmo? E agora estando com a extensão .exe, a jre é dispensavel? Precisa de alguma coisa que rode esse .exe ou ele roda sozinho?

E
  1. Ele abre uma linha de comando porque ele usou o java.exe em vez do javaw.exe como base. Como eu disse, você precisa ver qual é melhor, só dei um exemplo mas nunca usei um programa desses.
  2. Você continua precisando da JRE (JVM), porque ele é só uma forma de combinar o java.exe (que é um programa pequeninho que só serve para chamar a JRE) com o seu .jar
R

entanglement:
1) Ele abre uma linha de comando porque ele usou o java.exe em vez do javaw.exe como base. Como eu disse, você precisa ver qual é melhor, só dei um exemplo mas nunca usei um programa desses.
2) Você continua precisando da JRE (JVM), porque ele é só uma forma de combinar o java.exe (que é um programa pequeninho que só serve para chamar a JRE) com o seu .jar

Eu continuo precisando da jre quando eu transformo um .jar em um .exe. Mas e seu eu CRIAR um programa .exe, esse programa precisa de alguma coisa pra funcionar? Ou ele roda sozinho?

E

A maior parte das linguagens que gera .exe precisa de alguma outra coisa para funcionar, tanto é que normalmente você acaba usando um instalador de programas pára instalar as dependências desejadas.

Por exemplo, .exe criado com o C# ou VB.NET depende do .NET Framework (existe a versão 1.0, 2.0, 3.0, 3.5, 4.0 etc.), .exe criado com o VB 6 depende do MSVBVM60.DLL, .exe criado com o C++ ou C normalmente depende do Visual Studio Runtime (que muitas vezes já vem instalado com o próprio Windows, se você usar versões não muito antigas nem muito novas do Visual Studio), .exe criado com o cygwin precisa do Cygwin instalado etc.

No caso do Java, você precisa da JVM (JRE).

Criado 28 de novembro de 2012
Ultima resposta 28 de nov. de 2012
Respostas 11
Participantes 2