Todo programa feito em java recebe a extenção .jar, certo? E esse programa só roda em computadores que tiver uma jre, certo?
Mas e os programas .exe são programados em qual linguagem? E do que eles precisam pra rodar?
E porque os progamas .jar não aparecem no gerenciador de tarefas igual os .exe?
Desculpe se essa pergunta é muito “boba”, mas é que estou com duvida em relação a isso, e eu procurei bastante antes de postar,
mas não achei…
Os arquivos .jar são processados pelo programa java.exe, que foi escrito em C++.
Quando você dá um duplo-clique em um JAR, e se você estiver com a JRE instalada corretamente, o Windows descobre que ele tem de chamar o java.exe para abrir o arquivo .jar. Para o java.exe, “abrir o jar” significa executá-lo.
E é por isso que no Gerenciador de Tarefas do Windows aparece “java.exe”, não “seuprograma.jar”.
R
rodazzz
entanglement:
Os arquivos .jar são processados pelo programa java.exe, que foi escrito em C++.
Quando você dá um duplo-clique em um JAR, e se você estiver com a JRE instalada corretamente, o Windows descobre que ele tem de chamar o java.exe para abrir o arquivo .jar. Para o java.exe, “abrir o jar” significa executá-lo.
E é por isso que no Gerenciador de Tarefas do Windows aparece “java.exe”, não “seuprograma.jar”.
aqui aparece javaw.exe é a mesma coisa?
Então se eu quiser fazer um programa que a extenção seja .exe eu tenho que aprender C++?
E
entanglement
O javaw.exe é mais ou menos a mesma coisa que o java.exe, só que o javaw.exe não abre uma janelinha preta do DOS.
É que normalmente a instalação da JRE configura para chamar o javaw.exe, mas eu configuro para chamar o java.exe porque gosto de ver que tipo de mensagens de erro estão acontecendo quando inicio o jar.
Não necessariamente. Pode aprender C#, VB.NET, Objective-C, Delphi (Pascal) ou outras linguagens que geram arquivos .exe. Também pode encapsular o .jar em um .exe. Existem programas que fazem isso.
E
entanglement
Da série “aprenda português sabendo inglês”: em inglês, você usa “extension” (com S), então em português você usa “extensão” (com S).
R
rodazzz
entanglement:
1) O javaw.exe é mais ou menos a mesma coisa que o java.exe, só que o javaw.exe não abre uma janelinha preta do DOS.
É que normalmente a instalação da JRE configura para chamar o javaw.exe, mas eu configuro para chamar o java.exe porque gosto de ver que tipo de mensagens de erro estão acontecendo quando inicio o jar.
2) Não necessariamente. Pode aprender C#, VB.NET, Objective-C, Delphi (Pascal) ou outras linguagens que geram arquivos .exe. Também pode encapsular o .jar em um .exe. Existem programas que fazem isso.
Mas se eu mudar o .jar pra .exe ele vai aparecer no gerenciador de programas com o nome.exe ou ele vai aparecer pelo javaw.exe?
R
rodazzz
entanglement:
Da série “aprenda português sabendo inglês”: em inglês, você usa “extension” (com S), então em português você usa “extensão” (com S).
Obrigado, já foi corrigido… ;D
E
entanglement
rodazzz:
entanglement:
1) O javaw.exe é mais ou menos a mesma coisa que o java.exe, só que o javaw.exe não abre uma janelinha preta do DOS.
2) Não necessariamente. Pode aprender C#, VB.NET, Objective-C, Delphi (Pascal) ou outras linguagens que geram arquivos .exe. Também pode encapsular o .jar em um .exe. Existem programas que fazem isso.
Mas se eu mudar o .jar pra .exe ele vai aparecer no gerenciador de programas com o nome.exe ou ele vai aparecer pelo javaw.exe?
Aparece com “nome.exe” mesmo. Não se esqueça que não basta renomear o .jar para .exe; você precisa usar o programa (costuma ter nomes como “jar2exe” ou coisa parecida. Procure na Internet e escolha o que for melhor para você - em particular, não gosto muito desses programas, mas é questão de gosto pessoal.
R
rodazzz
entanglement:
rodazzz:
entanglement:
Aparece com “nome.exe” mesmo. Não se esqueça que não basta renomear o .jar para .exe; você precisa usar o programa (costuma ter nomes como “jar2exe” ou coisa parecida. Procure na Internet e escolha o que for melhor para você - em particular, não gosto muito desses programas, mas é questão de gosto pessoal.
eu converti o .jar em .exe com o jar2exe.exe, mas quando eu rodo ele ele abre o pronpt de comando, foi alguma coisa que eu fiz errado na hora da conversão, ou é assim mesmo? E agora estando com a extensão .exe, a jre é dispensavel? Precisa de alguma coisa que rode esse .exe ou ele roda sozinho?
E
entanglement
Ele abre uma linha de comando porque ele usou o java.exe em vez do javaw.exe como base. Como eu disse, você precisa ver qual é melhor, só dei um exemplo mas nunca usei um programa desses.
Você continua precisando da JRE (JVM), porque ele é só uma forma de combinar o java.exe (que é um programa pequeninho que só serve para chamar a JRE) com o seu .jar
R
rodazzz
entanglement:
1) Ele abre uma linha de comando porque ele usou o java.exe em vez do javaw.exe como base. Como eu disse, você precisa ver qual é melhor, só dei um exemplo mas nunca usei um programa desses.
2) Você continua precisando da JRE (JVM), porque ele é só uma forma de combinar o java.exe (que é um programa pequeninho que só serve para chamar a JRE) com o seu .jar
Eu continuo precisando da jre quando eu transformo um .jar em um .exe. Mas e seu eu CRIAR um programa .exe, esse programa precisa de alguma coisa pra funcionar? Ou ele roda sozinho?
E
entanglement
A maior parte das linguagens que gera .exe precisa de alguma outra coisa para funcionar, tanto é que normalmente você acaba usando um instalador de programas pára instalar as dependências desejadas.
Por exemplo, .exe criado com o C# ou VB.NET depende do .NET Framework (existe a versão 1.0, 2.0, 3.0, 3.5, 4.0 etc.), .exe criado com o VB 6 depende do MSVBVM60.DLL, .exe criado com o C++ ou C normalmente depende do Visual Studio Runtime (que muitas vezes já vem instalado com o próprio Windows, se você usar versões não muito antigas nem muito novas do Visual Studio), .exe criado com o cygwin precisa do Cygwin instalado etc.