Olá Pessoal, atualmente estou trabalhando com desenvolvimento java para web, porém as vezes me deparo com problemas simples que ocorrem porque eu não estudei a base do java. Eu gostaria de saber se existe mais ou menos um fluxo de aprendizado para o java para web. Por exemplo, o que eu devo estudar primeiro, segundo, terceiro, etc…
Acredito que primeiramente deveria estudar a linguagem Java pura e depois partir para servlets, etc. Até aí tudo bem, mas e depois???
Realmente é muito importante aprender o Java SE, dominar a orientação a objetos, estudar Design Patterns, e então partir para web.
Java para web, o JEE é muito vasto, inúmeros Frameworks, os action-based e os component-based. Mas antes de Frameworks, é importante conhecer a API de Servlets e também JSP.
Após isso escolher um Framework como o JSF, ou Spring, Struts, e muitos outros.
Também é fundamental o conhecimento em banco de dados, pode estudar o JDBC do JSE, e depois partir para a JPA, e utilizar algum provider como o Hibernate, Eclipse Link, etc.
Quanto mais você estuda, mais coisa aparece para você estudar, também estou nesse caminho.
Bons estudos.
Eu iniciei estudando básico, com swing.
Depois parti para servlet/jsp em um projeto da universidade, depois disso foi que entrei no mundo mais ‘corporativo’, JSF, frameworks MVC.
Siga o fluxo de estudos para certificação em Java:
Programmer;
Web Component;
EJB;
JPA;
WS.
Após o “Web Component”, você pode estudar também JSF e alguns Frameworks como Spring.
Quando estiver estudando JPA, estude Hibernate.
Porém, pode estudar, desde o início, Orientação a Objetos E Design Patterns