Dúvida sobre fluxo de aprendizado para JavaEE

Olá Pessoal, atualmente estou trabalhando com desenvolvimento java para web, porém as vezes me deparo com problemas simples que ocorrem porque eu não estudei a base do java. Eu gostaria de saber se existe mais ou menos um fluxo de aprendizado para o java para web. Por exemplo, o que eu devo estudar primeiro, segundo, terceiro, etc…

Acredito que primeiramente deveria estudar a linguagem Java pura e depois partir para servlets, etc. Até aí tudo bem, mas e depois???

Realmente é muito importante aprender o Java SE, dominar a orientação a objetos, estudar Design Patterns, e então partir para web.

Java para web, o JEE é muito vasto, inúmeros Frameworks, os action-based e os component-based. Mas antes de Frameworks, é importante conhecer a API de Servlets e também JSP.

Após isso escolher um Framework como o JSF, ou Spring, Struts, e muitos outros.

Também é fundamental o conhecimento em banco de dados, pode estudar o JDBC do JSE, e depois partir para a JPA, e utilizar algum provider como o Hibernate, Eclipse Link, etc.

Quanto mais você estuda, mais coisa aparece para você estudar, também estou nesse caminho.

Bons estudos.

Eu iniciei estudando básico, com swing.
Depois parti para servlet/jsp em um projeto da universidade, depois disso foi que entrei no mundo mais ‘corporativo’, JSF, frameworks MVC.

Siga o fluxo de estudos para certificação em Java:
Programmer;
Web Component;
EJB;
JPA;
WS.

Após o “Web Component”, você pode estudar também JSF e alguns Frameworks como Spring.
Quando estiver estudando JPA, estude Hibernate.

Porém, pode estudar, desde o início, Orientação a Objetos E Design Patterns