Estou começando meus estudos sobre a ferramenta Glade, mas não estou encontrando tutoriais ou artigos em Java, referente ao assunto. Se alguém já lidou com esta ferramenta e puder passar uma fonte de dados, serei grato, ou se alguém souber de uma framework mais interessante para a criação de interface ajudaria.
Fico no aguardo de um retorno, certo de que serei respondido da melhor maneira.
Realizei esta pesquisa, mas não cheguei a exito nos tutoriais, fiz o downlod do arquivo gtk+, estou usando a IDE netbeans, realizei o exemplo como esta neste site [url]http://www.cin.ufpe.br/~cinlug/wiki/index.php/Mantendo_A_Sanidade_Com_O_Glade[/url] mas quando passo o codigo pro netbeans acusa muitos erros, creio que esteja faltando a Libglade, gostaria de saber onde estou pecando.
//Arquivo: Aplicacao.javaimportjava.awt.Label;importjava.awt.Window;importjava.io.FileNotFoundException;importjava.io.IOException;importorg.omg.gnu.glade.LibGlade;importorg.gnu.glade.GladeXMLException;importorg.gnu.gtk.Gtk;importorg.gnu.gtk.Widget;importorg.gnu.gtk.Window;importorg.gnu.gtk.ComboBox;importorg.gnu.gtk.Label;publicclassAplicacao{privateWindowjanelaPrincipal;privateLabeletiqueta;privateComboBoxcombo;publicAplicacao()throwsFileNotFoundException,GladeXMLException,IOException{//Carrega a interface a partir do arquivo gladeLibGladearvoreDeWidgets=newLibGlade("simple.glade",this);//Carrega os Widgets em variaveisjanelaPrincipal=(Window)arvoreDeWidgets.getWidget("janelaPrincipal");etiqueta=(Label)arvoreDeWidgets.getWidget("etiqueta");combo=(ComboBox)arvoreDeWidgets.getWidget("combo");//Define o valor padrao dentre os itens da lista combo boxcombo.setActive(0);//Exibe toda interfacejanelaPrincipal.showAll();//Inicia o loop principal de eventosGtk.main();}//CallbackspublicvoidmudaTamanho(){Stringtext=combo.getActiveText();if(text.equals("Pequeno")){etiqueta.setMarkup("<small>Texto de exemplo</small>");}elseif(text.equals("Normal")){etiqueta.setMarkup("Texto de exemplo.");}elseif(text.equals("Grande")){etiqueta.setMarkup("<big>Texto de exemplo.</big>");}}publicvoidsair(){//Sai do loop principal de eventosGtk.mainQuit();//Finaliza o programaSystem.exit(0);}//Inicia a aplicacaopublicstaticvoidmain(String[]args){try{Gtk.init(args);newAplicacao();Gtk.main();}catch(Exceptione){e.printStackTrace();}}}
alissonbf
Você esta importando da biblioteca AWT, um Label e uma Window (linhas 2 e 3), isso esta conflitando com os imports da biblioteca GTK da linha 18 e 22. Você disse que esta estudando GTK, estão sugiro que você apague os imports das linhas 2 e 3. ( # import java.awt.Label; # import java.awt.Window; ).
Quanto aos imports das linha 10 e 12 (# import org.omg.gnu.glade.LibGlade; # import org.gnu.glade.GladeXMLException; ) , sugiro que você ache a libglade, eu não te mando ela porque também estou procurando.
Acredito que se você corrigir os imports o resto do codigo ficará certo.
Se você achar a libglade me manda o link para download.