Dúvida sobre graduação

11 respostas
F

Olá pessoal. O que voçes acham? Estou em dúvida em fazer o curso de Análise de Sistemas ou Gestão de TI.
Vou escolher um desses dois pois são gratuitos nas Fatecs.
Gostaria muito da opinião de vocês. Obrigado.

11 Respostas

H

fariasmk:
Olá pessoal. O que voçes acham? Estou em dúvida em fazer o curso de Análise de Sistemas ou Gestão de TI.

EScolha GEstao.
Analista de Sistemas e’ um eterno escravo ,acaba virando programador.

RafaelCassau

Bom dia fariasmk, na minha opinião essa escolha é muito subjetiva, ou seja, cada um tem sua opinião sendo que todas estão certas para cada individuo, um exemplo disso foi o que o HumbertoJr respondeu abaixo, na opinião dele Analise de Sistemas é escravidão, uma opinião totalmente contraria a minha, sou desenvolvedor e gosto muito do que faço, você tem que pegar a grade curricular dos 2 cursos comparar e ver o que mais se encaixa com o seu perfil para realmente decidir o que vai querer, essa é uma escolha definida atravéz da sua opinião referente ao seu perfil e não a opinião de terceiros, espero ter ajudado

t+

F

Oi Rafael, acho que você inverteu. Quem fez a pergunta fui eu.

RafaelCassau

Verdade cara me desculpa, é a correria do trampo ^^, o post já foi editado.

F

Não tem problema Rafael. Valeu pela opinião. Aproveitando o gancho, você disse que é desenvolvedor, eu ainda não, mas estou estudando para isso. Na verdade sou formado em técnico em Automação Industrial. Já trabalhei em desenvolvimento de máquinas com programação em Ladder e de microcontroladores em C. Atualmente estou trabalhando com manutenção, que aliás eu depois de ter trabalhado em desenvolvimento acho um retrocesso, além de não gostar do serviço. Porém não ganho mal, e estou estudando Java para entrar na área de TI. Qual é a melhor forma de eu fazer isso? Certificações? Faculdade? E a minha experiência, ajudaria nesse caso? Valeu!!

RafaelCassau

Então cara, me baseio no meu caso, comigo tudo começou na base da curiosidade, depois trabalhei 8 anos com manutenção, até chegar um momento em que a sempre era a mesma coisa e eu ja não aguentava mais, ae na minha região ARARAQUARA, começou a vi grandes empresas de TI como a antiga EDS hoje HP, com isso o mercado ficou aquecido sendo que não tinha mão de obra qualificada, ae o governo ofereceu uns planos de cursos de TI sem requisito minimo, fiz o treinamento de JAVA 300 horas porem só isso não me colocaria dentro de uma empresa de TI, comecei a fazer o tecnico em informatica com enfase em programação, mais as empresas pedem como requisito minimo estar cursando graduação em tecnologia, ae tranquei o tecnico e comecei a fazer minha graduação em SI, porem ja te adianto em paralelo eu sempre estava comprando livros e assistindo video aulas, até porque graduação nenhuma te ensina a programar, apenas te abre as portas para um estagio, onde se pega experiencia e se aprende realmente, porem nada cai do céu, seu eu fosse comparar o que aprendi na graduação, não tinha nem entrado na empresa, pois a prova de lógica era mais complexa do que o ensinado pela faculdade, então eu caracterizo como uma das mais importantes coisas a serem feitas e estudar por conta, ser auodidata e não esperar por alguem, porem infelismente sem o canudo você diminuirá muito as suas chances, por tanto se eu fosse você começava imediatamente uma graduação, estudava lógica de programação e após estar bom de lógica, estudar as apostilas da CAELUM começando pela FJ11 e depois as apostilas da K19, existem N livros que tenho que podem te ajudar, e dai pra frente é só elaborar um bom CV e entrar em um estagio aprender e fazer por merecer ter o tão sonhado registro de Programador CLT, graças ao bom Deus o meu eu já consegui.

espero ter ajudado t+

F

Neste caso Rafael, então acho que já estou no caminho. Já fiz curso de Lógica, e estou fazendo o de Fundamentos de Java (terminando), já comprei e vou fazer o de Java Avançado, o de Java para Web-JSP e Web-JSF,e também o de SQL (Todos na Softblue), estou lendo o livro Programação de computadores em Java do Rui Rossi(Aliás é muito bom) e alem disso faço curso de Inglês na Englishtow(É Ótimo).

rmendes08

HumbertoJr:
fariasmk:

EScolha GEstao.

Ah sim claro, daí é chegar na empresa com um diploma de Gestão e você vira gerente … mesmo sem experiência alguma…

RafaelCassau

Realmente fariasmk vc está no caminho certo, com todo esse animo e empenho logo logo você chegara onde quer, e em relação ao comentario do nosso amigo rmendes08 concordo plenamente, as pessoas hoje em dia pensam que é assim cursam um tecnologo ou pos que seje em qualquer area e pensam que aquela vaga especifica com salario bom vai estar aguardando ela, so por causa do diploma, na minha opinião essa visão é extremamente erronea, não estou descartando a necessidade e a valia de um diploma, só estou querendo dizer que ele é APENAS UM dos pré-requisitos, hoje em dia cursar um graduação e pegar um diploma não é tão dificil, o dificil é sair preparado para o mercado, o que 70% das faculdades pecam na minha opinião, por tanto não vão achando que cursando um curso de SI, CC, EG ou qualquer curso do genero vai te deixar preparado pelo mercado, isso é um grande engano, pelo contrario os mesmos só abrirão as portas para você se mostrar capaz de continuar a traçar sua trajetória.

H

rmendes08:
HumbertoJr:
fariasmk:

EScolha GEstao.

Ah sim claro, daí é chegar na empresa com um diploma de Gestão e você vira gerente … mesmo sem experiência alguma…

Ele perguntou qual faculdade cursar e não a experiência onde obter.

rmendes08

HumbertoJr:
rmendes08:
HumbertoJr:
fariasmk:

EScolha GEstao.

Ele perguntou qual faculdade cursar e não a experiência onde obter.

Mas cargos de gerência e liderança dependem muito mais de experiência do que de graduação. Tanto que gerentes formados em CC, SI ou engenharia existem aos montes. Não que conhecimento em gestão não seja importante, mas nesses casos, você pode fazer uma pós-graduação.

Criado 10 de maio de 2012
Ultima resposta 13 de mai. de 2012
Respostas 11
Participantes 4