Duvida sobre gravar id

Oi, qual a melhorar forma para resolver este problema, tenho um sistema em java desktop que possivelmente dois computadores iram utilizar, porem num crud é necessário mostrar o id atual mais um, ou seja ele tem que ter a noção do ultimo id mais um.

Porem se os dois estiver cadastrando informações ao mesmo tempo vai dar conflito neste id, aparecendo o ultimo id mais um que seria o novo id que seria gravado no banco, como posso resolver isto???

Ola @upwardc,

você pode usar um lock otimista(Optimistic Locking), para isto você cria uma versão do objeto que você manda para a view, e quando for salvar este objeto vai verificar se a versão é a última versão, exemplo : o computador 1 abre a tela que tem o objeto versionado(versão1) e começa a editar o registro, mas ainda não salvou(não submeteu os dados), agora o computador 2 abre a mesma tela e recebe a versão 1 do objeto e começa a editar o registro, neste meio tempo, o computador 1 salva os dados e atualiza a versão do objeto para(versão2) e o computador 2 ficou com a versão velha do objeto(versão 1), quando o computador2 tentar salvar esse registro que não é mais válido ocorrera um org.hibernate.OptimisticLockException, neste ponto você pode dar ao cliente uma opção mostrar as 2 views em um tipo de diff para ele ver o que foi alterado na base, ou então avisar ele que o registro que ele esta editando sofreu alterações, com as configurações existentes da para fazer bastante coisa para o controle de acesso simultâneo, o bom é dar uma lida nas docs, pois tudo depende do que você realmente precisa, espero ter ajudado, abraços.

segue alguns links…

Locking Optimistic com @version

Hibernate locking patterns how does optimistic lock mode work

Ola eu entendi a sua resposta, porem eu nao estou usando hibernate, obrigado pela informações, creio que vou precisar sobre essa questão do hibernate pois vou iniciar um projeto web.

Obrigado