Duvida sobre heap

Ola, estou em duvida sobre a fila de prioridade heap, com relação ao inserir elementos nessa lista. Toda heap começa inserindo do elemento vetor[1]? Ou deve inserir a partir de vetor[0]? Pois tenho uma heap que insere no vetor[1], pois see inserir em vetor[0], da problema na hora de subir. Obrigado a todos.

Ps:Avisem se precisar do codigo.

Olá, Carlos.

• Acredito que esteja confundindo conceito de memória (Heap) com estrutura de dados (Vetor/Array).
  • Heap é lugar na memória da jvm onde os objetos são alocados.
  • Vetor/Array, são objetos e seus elementos iniciam sempre pelo índice 0. Ex: vetor[0], vetor[1]…

Opa, acredito que nao fui muito explicativo. No caso estou estudando a estrutura heap em estrutura de dados, a qual consiste em armazenar elementos em um vetor e dependendo de sua prioridade subir(é um metodo) e se remover descer(metodo). Tal algoritmo ffoi passado pelo professor. So que no algortimo começa com 1. Ai estou na duvida se deve ser com 1 mesmo.

Fala, Carlos!

Tentei contribuir, porém sou completamente ignorante sobre este assunto.
Desta forma, para não prolongar ou até dar-te uma informação errônea… passo a bola, (:grin:).

Sem problemas amigo. Obrigado.

Seu professor deve ter te passado um algoritmo, não uma implementação em uma linguagem de programação específica.
No portugol, inicia-se os arrays a partir de 1:
para x = 1 até 10 faca
Já na linguagem de programação os arrays iniciam-se com 0;
Em java, por exemplo, listas (que são estruturas de dados) iniciam-se com índice 0;