Duvida sobre hibernate

4 respostas
souarte

olá povos!
vi aí em algum lugar na net, a seguinte frase: …“finado hibernate”…
bom, não sei quase nada sobre java, mas como muitos como eu, que sabem muito pouco, eu tenho vontade de estudar.
aí a dúvida, esse framework tá mesmo perdendo espaço? se tá, qual o framework que tá na parada agora? é o tal de JPA? ou ele nem é framework? :slight_smile:

valew povos! abraços

4 Respostas

cassio

O Hibernate não é “finado”, pelo menos não por enquanto. Não sei onde voc6e leu isso, mas não faz muito sentido…
Já a JPA não é um framework, mas sim uma especificação para camada de persistência em Java, sendo que esta especificação nasceu a partir do próprio Hibernate.
Com o surgimento da JPA, o Hibernate passou a ser uma implementação dessa especificação.

souarte

cara! brigadão.

vocês sempre d]tiram minhas dúvidas, valhew!

souarte

ei cara, então se um dia eu tiver tempo de estudar algo desse tipo, devo estudar primeiro JPA, ou começo logo de Hibernate? outra coisa, hibernate é o framework de persistencia mais usado? ou tem algumn outro tão famoso quanto?

cassio

Além do Hibernate, tem o Toplink (da Oracle), o iBatis, entre outros. Pelo que eu tenho visto o Hibernate é sim o framework mais utilizado para persistência em Java.
Quanto a estudar primeiro JPa ou Hibernate, acho mais vantagem estudar o Hibernate direto, pois ele possui algumas funcionalidades que a implementaçào padrão da JPA não possui e, estudando Hibernate, você já estará indiretamente estudando a especificação.

Criado 2 de maio de 2008
Ultima resposta 2 de mai. de 2008
Respostas 4
Participantes 2