Dúvida sobre if aninhado (curso básico de python)

Os códigos que estou fazendo aqui enquanto o professor explica a matéria nenhum da certo …
sempre da erros como invalid syntax ou The SyntaxError: unexpected EOF while parsing …

Estou fazendo o primeiro if e depois caso der true ja adiciono o segundo if
Eu deveria colocar o primeiro if e else e depois fazer o if que vai ter depois do primeiro if resultar em true?
É que eu sou detalhista sabe, de uma maneira peculiar( que não sei se é um ponto negativo ou positivo)
Nas vídeo aulas que estou vendo o professor não foi claro , não explicou direito e tenho a sensação que em certas partes ele só vai fazendo sabe…
Eu sou uma pessoa que até os mínimos detalhes tenho que saber sabe(se não da merda…) , se quem tá ensinando/explicando vegeta e não fala o porque de algo , ou não explica quando se faz uma coisa, como , e porque se faz ai já fóde tudo…

Posta esse trecho de código que você tá com dúvida.

Só uma pergunta: você fez algum curso de algoritmo e lógica de programação antes de fazer o de Python?(Se não fez, é de extrema importância fazê-lo) Pergunto isso pois provavelmente este professor não esteja entrando nos pormenores de logica pois subtendente-se que você já entenda de estruturas de repetição e condicionais por exemplo, pq pelo que você descreveu(e seria melhor com um exemplo do código) eu entendi que o que você está precisando mesmo é de um while antes do if, elif e else.