Duvida sobre iframe

Boa noite,

Usava com frequência o iframe, em códigos html, mas sempre li sobre abandonar essa prática. Consegui encontrar bons motivos para isso, e resolvi parar de usa-lo, porém gostaria de saber se existe alguma alternativa ao iframe no hmtl5, para dividir a página lateralmente. Encontro vários textos sobre as desvantagens de usar essa tag, mas ainda nenhum sobre uma alternativa.

Grato.

1 curtida

Vc estava usando <iframe> pra definir o layout do site? Tipo, o cabeçalho, a sidebar, o corpo, etc… Cada um era um iframe?

Se for isso, a alternativa seria usar <div> ou as tags semânticas do HTML5: <section>, <article>, <header> e afins.

Vc pode ler mais sobre a estrutura de um documento HTML5 aqui:

Agora, pode ser que vc estivesse usando seus iframes pros motivos certos como, por exemplo, esse site da documentação da linguagem Java:

https://docs.oracle.com/javase/8/docs/api/

Lá eles ainda usam <frame> e <frameset>, mas não sei como um efeito semelhante seria alcançado sem eles, mas também não sei muito sobre o assunto.

Blz, vou ler esse artigo.
Por hora, obrigado…

1 curtida

@Rafael_13 acredito q sua intenção, também poderia ser de carregar os conteúdos dinamicamente, sem precisar recarregar? Se for isso, estude sobre Ajax também.

1 curtida

Bom dia jovem!
O que você poderia fazer para continuar seu trabalho dinâmico de layout seria trabalhar com includes do PHP, ou seja, você continua criando varias páginas e inserindo em uma só, porém utilizando o PHP que é o mais atual e coeso para esse tipo de situação que deseja compilar.

Qualquer coisa experimente utilizar AJAX, assim como o amigo @Rafael_13 recomendou.

Espero ter ajudado, abraço!

Att, Wallace.