Duvida sobre implementação - classe abstrata, armazenar e interligar valores

Bom dia,
Estou começando agora a programar em java e gostaria de saber uma possível solução da seguinte situação:

Existe uma classe abstrata despesas, e as classes despesa1 , despesa2. Preciso que o usuário entre com os campos “valor” (double) e “descriçao” (String) para serem armazenados e que o sistema gere um identificador, para cada despesa. No final, precisa-se acessar tais campos, tanto das despesas 1, despesas 2, através do identificador e gerar a despesa total, devendo está também ser armazenada.

A grande duvida seria qual a melhor forma de armazenar tais valores, conseguindo interligá-los

[quote=bawaarao]Bom dia,
Estou começando agora a programar em java e gostaria de saber uma possível solução da seguinte situação:

Existe uma classe abstrata despesas, e as classes despesa1 , despesa2. Preciso que o usuário entre com os campos “valor” (double) e “descriçao” (String) para serem armazenados e que o sistema gere um identificador, para cada despesa. No final, precisa-se acessar tais campos, tanto das despesas 1, despesas 2, através do identificador e gerar a despesa total, devendo está também ser armazenada.

A grande duvida seria qual a melhor forma de armazenar tais valores, conseguindo interligá-los[/quote]

Amigo, procure dar uma lida sobre herença e encapsulamento no java. Segue dois link.

http://www.caelum.com.br/apostila-java-orientacao-objetos/heranca-reescrita-e-polimorfismo/

Após navegar um pouco em blogs como o blog.caelum.com.br, tente propor uma forma de resolver o problema. Mesmo que seja ruim. O pessoal aqui do foram irá apontar onde está ruim o que você tentou fazer e como melhorar. Acho que assim você irá aprender muito mais.