Dúvida sobre implementação do padrão de projeto SINGLETON

7 respostas
M

Pessoal,

Em primeiro lugar, peço desculpa as moderadores se este não for o local mais adequado para postar esta dúvida. Procurei no GUJ uma sala específica sobre Padrões de
Projeto mas não achei, daí resolvi postar minha dúvida aqui em Java Avançado. Portanto, sintam-se à vontade para mover o tópico para o lugar que acharem mais adequado.
Segue, abaixo, o código de uma classe de conexão, onde estou tentando fazer uma implementação do padrão de projeto SINGLETON, de modo que eu tenha apenas uma
conexão ativa com o banco de dados. A classe está funcionando, ou seja, ela gera a conexão. Como ainda estou aprendendo a mexer com padrões de projeto estou em dúvida se a implementação do SINGLETON está correta no código abaixo :

/*

• FabricaDeConexoes.java

*/

package persistencia;

import java.sql.Connection;

import java.sql.DriverManager;

import java.sql.SQLException;

import javax.swing.JOptionPane;

/**
*

• @author Max Carvalho
    */

public class FabricaDeConexoes {

// declaração de atribudos 
private static Connection conn;
private String driver;
private String url;
private String username;
private String password;

// construtor

FabricaDeConexoes() {

// inicializa atributos privados
    driver = "com.mysql.jdbc.Driver";
    url = "jdbc:mysql://127.0.0.1:3306/<nome_do_banco>";
    username = "<usuario>";
    password = "<senha>"; 
    conn = null;

//invoca método obtemConexao()
    obtemConexao();

}

/* inicio metodo obtemConexao() */
private Connection obtemConexao() {

try { // inicio bloco try-catch

// carrega e registra o driver
        Class.forName(driver);

// obtem uma instancia de conexao
        if ( conn == null ) {  // padrao de projeto SINGLETON

conn = DriverManager.getConnection(url, username, password);

}

return conn;

} catch (ClassNotFoundException cnfex) {

System.err.println("Classe do driver não encontrada. Impossível carregar o driver");