Dúvida sobre indice no banco [+MySQL]

4 respostas
B

Tenho uma tabela de cadastro de cds, com artista, album, ano e etc.

A minha primary key é a id, que vai ser o código dos cds. Coloquei nela: Not Null e Auto Increment, alem do primary key.

quando o banco está zerado, cadastra tudo na ordem, mas quando eu excluo o cd com indice 5 por exemplo, ele não cadastra o 5 denovo, ele vai cadastrar o 6 deixando um buraco nos indices que fica 1,2,3,4 e 6. Tem como arrumar isso pra ele seguir a ordem certinha?

Valeu :smiley:

4 Respostas

renanreismartins

no caso seu id é a identificação da sua “entidade”, ele é unico, como um cpf.

pode pensar assim: nao faz sentido atribuir o cpf de uma pessoa que morreu a outra que nasceu heehehe

abrassssss

B

Humm, saquei

Certo, mas tem como algum jeito de eu mudar isso pro fdp do banco reusar? Alguma gambi?
:smiley:

renanreismartins

infelizmente nao sei te auxiliar nisso amigo, nunca procurei nada do tipo, iniciaria uma pesquisa buscando por sequence generator mysql ou coisa do tipo.

abrassss

P

Isso não faz sentido, amigo.

Como a respsota acima, não faz sentido setar uma coisa que já morreu. Vamos supor que seu banco não tenha as entidades criadas de uma maneira coesa e vc deleta o ID 5 mas este ID faz referência em outra entidade. Ai você cadastra o ID 5 para outro objeto e o relacionamente continua com o antigo.

Como você vai resolver isso?

Se vc realmente precisar usar o ID já usado, deverá mover uma posição a menos na tabela de incremento ( não sei como fazer isso )

Criado 24 de junho de 2009
Ultima resposta 24 de jun. de 2009
Respostas 4
Participantes 3