Dúvida sobre instalação de aplicatvo com MySql em outra maquina

Pessoal sei que no fórum tem muito material com resposta pra essa pergunta mas nenhuma é tão esclarecedora assim, então vou perguntar de maneira mais clara e gostaria que vocês me ajudassem por favor.
Vou ser especifico:
Estou fazendo um aplicativo em java que usa o sgbd MySql, terminei tudo e sei que tenho que instalar em outro computador o Mysql e também o java, até aí tudo bem, recentemente fiz uma aplicação pro meu trabalho com o banco de sgbd Derby e rodou perfeitamente mas tive que colocar nas mesmas pastas dist as pastas do banco de dados, então pergunto para meus amigos, se eu usar o sgbd Mysql que pasta tenho que levar alem de instalar o MySql em outra maquina, já sei que precisam de licença pra usar o MySql comercialmente então não precisam comentar sobre apenas responde a minha humilde pergunta por favor, como funciona passo a passo.

no mysql você terá que realizar um dump (backup) do banco de desenvolvimento e aplicá-lo no outro servidor.
você não conseguirá levar os arquivos igual a um banco de dados standalone.

então instale o mysql no servidor, faça um backup do banco desenvolvido e restaure no servidor.