Boa noite pessoal!
Sou novo em Java e estou com muitas dúvidas sobre orientação à objetos. Uma coisa que fico sempre confuso é sobre instância. Pelo que eu tinha entendido, com instância de um objeto eu poderia acessar métodos de uma outra classe, mas parece que não é apenas isso. Toda vez que eu instancio um objeto eu crio ele novamente? Isso pode “zerar” os atributos desse objeto caso seja instanciado novamente em outra classe?
Abraço à todos
Cada instância de um objeto tem seus atributos que não dependem dos outros.
Apenas os atributos static que são compartilhados por todos os objetos.
Sim, cada vez que você instância um objeto você cria ele novamente.
Seus atributos são zerados.
E como o claudneto falou, cada objeto é independente de outros objetos.
você pode ter 3 objetos que representam pessoa, cada objeto contém seus próprios nomes, por exemplo um objeto com o nome du, o outro com dudu, e o outro como edu e assim por diante
Bom dia Jefferson,
Cara, veja bem:
Imagina uma classe como uma receita de bolo. Entenda classe como receita, sem ela não temos o objeto (BOLO).
Através da receita, ou seja através da classe criamos vários bolos, ou várias INSTÂNCIAS dessa classe, vários bolos.
Para ficar mais real, veja a classe abaixo:
public class Funcionario(){
String nome;
String cargo;
double salario;
public void trabalhar()
//trabalhar muito
}
}
Com a classe acima, podemos criar várias instâncias, ou vários objetos.
Quando usamos:
Funcionario f=new Funcionario();
Estamos criando um objeto Funcionário.
Se criarmos dois objetos, os dois serão independentes. Ambos funcionários terão os atributos “nome”, “cargo” e “salario”, no entanto o conteúdo de cada atributo será único para cada um.
Espero que tenha ajudado a esclarecer um pouco sua mente. Para mim foi um pouco sofrido no começo.
Seja bem vindo!
Abraço
Recomendo para você essas apostilas:
http://www.t2ti.com/curso/video/java/basico/java_starter.php
Excelentes materias para iniciação.
Nossa pessoal! Valeu mesmo pelas respostas. Entendi completamente agora o que é a instância.
Muito obrigado à todos que responderam, pelos links e exemplos.
Abraços