Dúvida sobre Interfaces

5 respostas
M

Pessoal, andei lendo sobre interfaces e para tirar uma dúvida minha, como ficaria a implementação CRUD usando interfaces na seguinte relação ?

CATEGORIA_PERGUNTA  ---->  PERGUNTA                <----- AGENTE
id_categoria_pergunta           id_pergunta                      id_agente
descricao                             descricao                          nome
                                           id_categoria_pergunta 
                                           id_agente

5 Respostas

herbertins

cara essa relação não server para interface, desculpe se estou errado tbm estou estudando sobre isso.

mais acho que essa relaçao nao eh adequada. pois a relacão da interface eh conhecida como “E UM” e ai agente nao eh uma pergunta e categoria da pergunta nao eh uma pergunta tbm. vc tah tipo fazendo um relacionamento “um para muitos”

espero ter ajudado, nao tento tanta certeza assim da minha resposta mais acho que eh isso

M

Então Interface seria apenas quando tenho:

CLIENTE
id_cliente
nome
endereco
fone
incluir()
excluir()
alterar()

FUNCIONARIO
id_funcionario
nome
endereco
fone
incluir()
excluir()
alterar()

Ai ao invés de criar 2 classes, criaria 3:

Class PESSOA
nome
endereco
fone

Class CLIENTE implements PESSOA
id_cliente
incluir()
excluir()
alterar()

Class FUNCIONARIO implements PESSOA
id_funcionario
incluir()
excluir()
alterar()

seria isto ?? se estiver errado, por favor me corrijam, pq seguindo este raciocínio eu entenderei!!!

Valew.

Mrwin

Quando tú tá usando CRUD, geralmente o q se usa são DAOs… então, tú cria uma interface para cada DAO… considerando q vc tem uma DAO para cada entidade do teu sistema, se vc tem a interface dela, vc faz tudo.

Primeiro acho q vc está misturando as coisas…

A tua entidade é CLIENTE
ela possue
NOME
ENDEREÇO
FONE

esta é tua classe de negócio…
quanto aos métodos, não é bem o CLIENTE que deve possuílos…

é pra isso que serve a DAO… vc cria por exemplo uma CLIENTEDAO.

Nela vc tem a interface CLIENTEDAO e uma implementação da interface

na interface vc põe incluir, excluir, alterar etc…

quanto a hierarquia de classes. .pessoa, cliente, funcionário… ai vc resolve como fica melhor…

Espero ter ajudado

M

Mrwin:
Quando tú tá usando CRUD, geralmente o q se usa são DAOs… então, tú cria uma interface para cada DAO… considerando q vc tem uma DAO para cada entidade do teu sistema, se vc tem a interface dela, vc faz tudo.

Primeiro acho q vc está misturando as coisas…

A tua entidade é CLIENTE
ela possue
NOME
ENDEREÇO
FONE

esta é tua classe de negócio…
quanto aos métodos, não é bem o CLIENTE que deve possuílos…

é pra isso que serve a DAO… vc cria por exemplo uma CLIENTEDAO.

Nela vc tem a interface CLIENTEDAO e uma implementação da interface

na interface vc põe incluir, excluir, alterar etc…

quanto a hierarquia de classes. .pessoa, cliente, funcionário… ai vc resolve como fica melhor…
Espero ter ajudado

Se tiver que criar uma interface para cada entidade, qual é a vantagem de se criar uma interface já que meu número de classes aumentam ??

Valew.

willythorpe

marceloplis vale a pena dar uma olhadinha no capitulo 10 dessa apostila ( http://www.caelum.com.br/caelum/apostila/caelum-java-objetos-fj11.pdf ) do pessoal da CAELUM.

Não estou querendo promover o curso não mas sinceramente pesquisei bastante sobre o assunto e só nessa apóstila é que achei uma das melhores explicações sobre INTERFACE 8)

Lógico isso difere de pessoa para pessoa mas espero que você possa se situar com os exemplos… são bem intuitivos e didaticos.

Falow cara bons estudos !!! :wink:

Criado 5 de fevereiro de 2007
Ultima resposta 5 de fev. de 2007
Respostas 5
Participantes 4