estou iniciando com JasperReports agora… no ambiente web
Uma pergunta pra galera que ta acostumado com o Jasper:
Qual seria a “melhor” maneira de fazer no seguinte cenario:
tenho um jsp que exibe a ficha de uma pessoa… com Lists de endereços, telefones, fotos, etc… antes de exibir o relatorio eu preciso da uma opção com varios checks, tipo o q ele quer q va pro relatorio ou nao (pelo jeito vo te q montar o xml dinamicamente ne?)
a duvida: eu uso o codigo da pessoa pra montar o sql e passar pro Jasper, ou passo os objetos pra ele (mas pra isso andei pesquinsando eu teria q usar algo como o JRBeanCollectionDataSource certo?)
VO TE MANDAR MEU CÓDIGO PRA VC VER, EU BASICAMENTE USO SQLS E DEPENDENDO DA OPÇÃO MARCADA NA APLICAÇÃO ELE FAZ UM SQL OU OUTRO CASO FOR FALSE FRAGA AI EU ACHO MAIS SIMPLES ASSIM MAS EXISTEM OUTRAS MANEIRAS COMO VC DISSE TB.
Da maneira como vc está desenvolvendo sua aplicação, acho que é mais viável utilizar um XML como fonte de dados para o relatório, já que vc vai ter que montá-lo. Ou vc tb poderia popular um Map ou uma List, e passar para o relatório.
O IReport não utiliza apenas resultSet como fonte de dados, vc pode usar um arquivo XML ou algumas das Collections do java. Vc pode criar um XML com os dados selecionados, e à partir dele gerar o relatório com o IReports, desde que os dados que serão impressos estejam no XML, é claro. :thumbup:
mais uma coisa amigo: um relatorio por exemplo de produtos de uma determinada compra, imagino seja um resultSet só, q vai exibir uma lista e paginar a medida q for preenchendo a pagina… agora, se eu precisar montar esse relatorio com varios resultsets? tem como?
exemplo eu teria o rs dos enderecos, o rs dos telefones, o rs das fotos… todos eles relacionados a um codigo…
ai eu teria q montar um layout de relatorio tipo em “grupos”, ta ligado? t tipo assim o relatorio teria tipo um cabecalho onde viria nascimento, nome, blablabla informacoes do cara… ai embaixo, viriam tipo outros informações q eu gostaria q tivessem agrupadas, tipo “enderecos do individuo”, “telefones do individuo”…
Cara, eu nunca usei o IReport com mais de uma fonte de dados ao mesmo tempo, e não sei se é possível.
Se vc montar apenas um ResultSet, vc consegue fazer facilmente essa parte de agrupamento de dados e layout do relatório. Qualquer tutorial simples mostra como fazer isso. Dá uma olhada aí:
Fabim, onde vc achou informacoes sobre subrelatorios com Ireport??? to precisando disso, do jeitinhoo que vc ta fazendo… passar um xml
com subrelatorios.