Olá pessoal, tudo bem?
Tenho uma dúvida e gostaria que, se possível, alguém esclarecesse para mim.
Fiz um programa em Java com banco de dados local, com o intuito de, após pronto, apontar para um Banco de Dados externo.
Pois bem, finalizei o programa mas quando apontei para o BD externo vi que ficou extremamente lento (já sabia que ficaria lento, mas não tanto).
Gostaria de saber se existe alguma coisa que pode ser feita para otimizar este processo. E também se o servidor que estou utilizando o banco pode interferir nessa velocidade (atualmente testei com um banco da UOL Host).
Desde já agradeço pela atenção.
Espero que possam me ajudar.
Abraços
Tudo bem Lucas?
A velocidade da rede pode influinciar diretamente na performance, se você estiver usando localmente o gasto é mínimo mas quando utiliza na nuvem, vai depender da internet também.
Não conheço os servidores da UOL host mas a maquina em que está o banco de dados também pode influenciar na performance. Já utilizei banco de dados na amazon e na Google Cloud e quando usava a menor maquina para o banco de dados tinha uma certa demora nas requisições, melhorando a maquina obtive resultados muito melhores, vale apena dar uma olhada na maquina também.
O que acredito que pode otimizar é utilizar cache na aplicação como por exemplo o ehcache e criar um pool de conexão entre a aplicação e o banco de dados.
Olá,
Primeiramente gostaria de agradecer pela sua resposta.
Eu contratei um serviço de 512mb de Banco de Dados (mas foi só para ter uma ideia/noção do quanto iria influenciar, pois nunca havia feito isso antes). Será que com um tamanho maior (digamos, 2 GB de espaço), melhoraria?
Também teria uma outra dúvida em relação à isso, não sei se você conseguirá me ajudar. Por exemplo:
Meu sistema é desktop e, da forma em que está agora, somente o banco de dados está hospedado.
Existe algum serviço que eu possa hospedar o sistema somente para os clientes fazerem o download quando necessário?
Por exemplo: efetuei uma modificação no sistema. Desta forma, aviso os clientes para que os mesmos efetuem o download do software atualizado através deste serviço. (Pois ainda não sei como irei proceder em casos de melhorias/atualização no sistema).
Desde já agradeço muito pela sua atenção.
Att,
Em relação a velocidade, se tiver um servidor com mais memória RAM vai ajudar bastante, recomendaria no mínimo 2GB dependendo da quantidade de usuários conectados, mas pode ir fazendo testes e verifica o que fica melhor para seu caso, ainda vai ter a latencia da internet, mas dependendo do serviço que utilizar talvés não será um problema já que as empresas de cloud tem uma estrutura muito boa.
Outra dica que pode ajudar e hospedar em um servidor mais próximo a você, ou pelo menos que esteja aqui no Brasil.
Para download do sistema, pode utilizar o dropbox ou google drive disponibilizando em uma pasta publica, para criar uma página web para divulgação pode utilizar o wordpress se precisar.
Certo,
Muito obrigado pelas dicas e pela ajuda, de verdade 
Vou verificar uma hospedagem com mais memória e que seja mais próximo de mim (moro no RS), e para atualização acho que vou fazer pelo Google Drive mesmo.
Valeu mesmo cara!
Grande abraço e tudo de bom.