Duvida sobre Java e Estrutura de Dados

13 respostas
L

Olá! Sou novo aqui no Fórum e não sou programador Java. Estou desenvolvendo um programa em C e em Delphi e estou com dificuldades para representar um sistema elétrico. Esse sistema é composto por vários nós, e esses nós podem estar ligados a qualquer um dos outros. Atualmente armazeno os nós em vetores. Os nós são estruturas, ou seja, compostos de vários campos. Existem campos que indicam as ligações desse nós com os outros (quais estão ligados a ele). Acontece que é complicado localizar um nó específico, ou mesmo remove-los. Existem também algumas situações especiais na remoção, como, por exemplo, se um nó for removido e acabar isolando outro, esse outro também deveria ser removido. A minha dúvida é se existem mais ferramentas em Java que facilitem o meu trabalho (em C tá bem complicado). O mais próximo que consegui para C foram Árvores Binárias, mas essas não são boas, pois como o próprio nome diz, só permitem duas ligações, o que não corresponde à minha representação. Além disso, árvores bínarias necessitam de funções recursivas, dificultando a visualização de erros. Agradeço a ajuda. Obrigado

13 Respostas

renzonuccitelli

Acho que vc deveria utilizar um grafo em vez de uma árvore. Leio sobre lista de adjacências e acho que vc vai resolver o seu problema.

is.matt.r

Já tentou ver lista encadeada!(de um apontar para o proximo e tal!)

L

Ae! Obrigado pela ajuda. Imagino que grafos seriam interessantes para mim, mas não tenho material de estudo. Onde posso obter boas informações sobre grafos?

Listas Encadeadas não conseguem representar o meu sistema… seria quase o mesmo que trabalhar com vetores, e ainda ter que correr perigo com o manuseio de ponteiros… assim como as funções recursivas, os ponteiros também geram erros difíceis de se detectar… só ultilizo ponteiros em parâmetros e retornos de funções, onde tenho melhor controle.