Duvida sobre Java para desktop

Boa noite colegas !

Sou iniciante em Java e menos que isso em aplicações Web, sendo assim optei por começar desenvolvento uma aplicação desktop, no entanto em muitos tópicos e conversando com outras pessoas a maior parte do que li e ouvi é que Java não oferece vantagens neste tipo de aplicação.

Algumas pessoas usam justificativas como pouco produtivo e muito pesado, diante de outras opções.

Não conseguiram me convencer !
Pois, na medida que aprendo, mais gosto e mais me convenço de que existem muitas vantagens.
Talvez seja só empolgação de principiante… mas sinceramente espero que não !
Claro que algumas coisas que em outras linguagens são mais simples, mas em contrapartida, existem coisas que talvez não Java em si, mas a programação OO oferecem que não temos na programação procedural, ou como ouço falar em alguns casos, em linguagens orientadas a eventos.

De qualquer forma a minha principal dúvida agora é: porque em aplicações Web Java não é considerado pesado e em desktop sim ?
Porque naquela não se coloca como ponto negativo a questão da produtividade e nesta sim ?

Abraços.

Meus isto é uma fama q o Java ganhou, e que já não é realidade, por q o Hardware evoluiu, o Java evoluiu, agora são outros tempos, e o Java 6 melhorou muito na performace.

Para aplicações desktop vc tem uma porrada delas, o Eclipse, o NetBeans, o JEdit, e mais uma pancada… como exemplo de grandes sucessos.

E não vejo em por q o Java perde em produtividade para desktop comparado com outras?!?!?! :roll:

[color=darkblue] Tem esse tópico aqui, dá uma olhada :[/color]

Porque não usar java no desktop?

Ao meu ver no desktop tera de ter a JVM e todo o recurso sera usando da maquina onde esta sendo executado, Web ja é o servidor que se encarrega de tudo é so o cliente ter um Browser e pronto.
Essa é minha visão (pode ser que esteja embaçada) rsrss

abraço

Um tópico discutido a pouco tempo por nós pode te ajudar

http://www.guj.com.br/posts/list/63190.java

Falow

eduveks:

Na verdade eu concordo com você, estou utilizando o NB 5.5 com Java 5 e não tenho visto dificuldades para criar nem mesmo as interfaces, que sempre é um ponto que destacam como de grande impacto na produtividade e aparencia.

andredeividi:

Neste caso então seria incorreto dizer que Java tem o mesmo “peso”, tanto em Desktop quanto em Web, só que no primeiro caso todo este peso é carregado pela maquina do usuário e no segundo a maior parte dele é carregado pelo servidor ?

Metaleiro e analyser:
Li o tópico que voces indicaram e, sinceramente, nenhum dos grupos, os que são a favor e os que são contra o uso de Java para desktop (pelo menos me pareceu que existem estes dois grupos, e talvez um terceiro que, como eu não tem opinião formada, hehehe), conseguiu me convencer.
Sendo assim, acho que vou continuar com meu projeto… como estou utilizando-o como forma de estudo e aprendizado a idéia é deixar a interface totalmente independente e depois implementar tudo de novo para Web.

Abraços a todos.

Exatamente!!! mas ainda temos ou caso, eu desenvolvo em uma aplicação Applet, ele roda Browser como toda aplicação web, com uma diferença ele baixa todos os jar para maquina do cliente inclusive as api do projeto. mas isso é caso aparte.

abraço

Procure pelo guj pq há muitas discussões sobre o tema… ale a pena conferir…
abraço!

[color=blue] Diria que você está totalmente correto, Liberté, Igualité, Fraternité ![/color]

Cara é o seguinte, na Web quem tem a JVM e processa a sua aplicação é o servidor, e no desktop é o próprio cliente. Por isso a fama de Java ser “pesado”.

Essa fama vem de tempos atrás, onde o hardware era limitado e a JVM pouco otimizada, hoje a própria JVM é “inteligente” o suficiente para ver qual trecho do seu código é mais utilizado para converte-la e deixar pronto para uso residente na memória, melhorando assim a performance global da sua aplicação. Com esse mecanismo Java consegue ser em alguns casos mais rápidos que aplicações em C (com código nativo).

Outra coisa que remonta do passado é quanto a produtividade do Java. Hoje com IDE´s como o Netbeans ou Eclipse o desenvolvimento em Java desktop é tão produtivo quanto VB ou Delphi. O que deve ser levado em conta é que a curva de aprendizado do Java é maior que outras linguagens e isso pode parecer com pouco produtividade.

Boa tarde colegas !

petter:

Concordo com você… acho que todos já passamos por essa situação típica: abrir um código que fez quando estava aprendendo uma linguagem e pensar “Caramba… que coisa feia essa”, independente da linguagem.

A curva de aprendizado do Java é realmente maior, mas tenho certeza que os benefícios, no final, seja para Desktop ou Web, serão também proporcionalmente maiores.

Abraços.

Importante esse tópico:

Mas independente de ser pagou o não, alguém ja usou o JBuilder? é melhor para aplicações Desktop, que o NetBeans ou Eclipse?

Eu uso o Eclipse com Designer SWT/GWT/Swing
É bom, mas muito lento, e dependendo quando eu altero componentes, como por exemplo o jTable, ele da pau.
Achei muito pouco produtivo para aplicações Desktop

Alguém tem algo a dizer?

[quote] Eu uso o Eclipse com Designer SWT/GWT/Swing
É bom, mas muito lento, e dependendo quando eu altero componentes, como por exemplo o jTable, ele da pau.
Achei muito pouco produtivo para aplicações Desktop

Alguém tem algo a dizer?[/quote]

editor visual do netbeans eh melhor, editor de código do eclipse eh bem superiror…

dizem que o java eh pesado no desktop, pq nunca rodaram um aplicação .net no mono… :smiley: