Duvida sobre Java para desktop

Boa noite colegas !

Sou iniciante em Java e menos que isso em aplicações Web, sendo assim optei por começar desenvolvento uma aplicação desktop, no entanto em muitos tópicos e conversando com outras pessoas a maior parte do que li e ouvi é que Java não oferece vantagens neste tipo de aplicação.

Algumas pessoas usam justificativas como pouco produtivo e muito pesado, diante de outras opções.

Não conseguiram me convencer !
Pois, na medida que aprendo, mais gosto e mais me convenço de que existem muitas vantagens.
Talvez seja só empolgação de principiante… mas sinceramente espero que não !
Claro que algumas coisas que em outras linguagens são mais simples, mas em contrapartida, existem coisas que talvez não Java em si, mas a programação OO oferecem que não temos na programação procedural, ou como ouço falar em alguns casos, em linguagens orientadas a eventos.

De qualquer forma a minha principal dúvida agora é: porque em aplicações Web Java não é considerado pesado e em desktop sim ?
Porque naquela não se coloca como ponto negativo a questão da produtividade e nesta sim ?

Abraços.

Meus isto é uma fama q o Java ganhou, e que já não é realidade, por q o Hardware evoluiu, o Java evoluiu, agora são outros tempos, e o Java 6 melhorou muito na performace.

Para aplicações desktop vc tem uma porrada delas, o Eclipse, o NetBeans, o JEdit, e mais uma pancada… como exemplo de grandes sucessos.

E não vejo em por q o Java perde em produtividade para desktop comparado com outras?!?!?! :roll:

[color=darkblue] Tem esse tópico aqui, dá uma olhada :[/color]

Porque não usar java no desktop?

Ao meu ver no desktop tera de ter a JVM e todo o recurso sera usando da maquina onde esta sendo executado, Web ja é o servidor que se encarrega de tudo é so o cliente ter um Browser e pronto.
Essa é minha visão (pode ser que esteja embaçada) rsrss

abraço

Um tópico discutido a pouco tempo por nós pode te ajudar

http://www.guj.com.br/posts/list/63190.java