Duvida sobre JButton

4 respostas
B

Qual metodo devo usar para quando clicar co botao direito em um jbutton ele me abrir um menu de opcoes igual se clicarmos em um icone do windows qualquer, exemplo se eu clicar co direito na lixeira me aparece varias opcoes esvaziar lixeira // Abrir , etc, e como faço para meu jbutton que esta no meu formulario tambem ter o metodo do botao clicado do direito do mouse. Vlw pela atenção.

4 Respostas

Marlon_Meneses

adicione um evento do tipo java.awt.event.MouseEvent e crie um JPopupMenu
entao dentro do evento coloque

if(evt.getButton() == evt.BUTTON3){ //verifica se foi o botao direto do mouse menu.show(botao, evt.getX(), evt.getY()); //exibe o menu }

R

Como fazer no NetBeans:

1. Crie um Popup Menu no seu formulário. O componente está na categoria “Swing Menus” da Paleta do construtor de GUI.
  2. Adicione pelo menos um item ao seu Popup Menu, clicando nele com o botão direito e selecionando “Add From Palette -> Menu Item”.
  3. Associe o Popup Menu ao JButton, selecionando o JButton e ajustando a propriedade componentePopupMenu para o Popup Menu que você criou no passo 1.
  4. Adicione o código-fonte abaixo no evento MouseClicked do seu JButton (substitua <jPopupMenu1> e <jButton1> pelos nomes que estiver usando no seu formulário):

if (evt.getButton() == MouseEvent.BUTTON2) { jPopupMenu1.show(jButton1, evt.getX(), evt.getY()); }

B

entendi, e se eu quisese clicar co direito em um jpanel invez de um jbutton daria pra mim fazer isso tambem?

R

Sim, a técnica é a mesma.

Criado 17 de maio de 2009
Ultima resposta 19 de mai. de 2009
Respostas 4
Participantes 3