Duvida sobre JFrame com Banco de Dados

Eu peguei um código com meu amigo de formulário (que salva, altera, excluir e busca).
Mais no código dele não tem as classes DAO, Fabrica de Conexão ( que serve para organizar e fica mais fácil a manutenção…).
Ele fez o seguinte… usando a JFrame ele crio um button ai dentro desse button (como por exemplo o de salvar) ele colocar a conexão com o banco(mysql) e o código mysql + java…

Oq vcs acha eu deixo assim mesmo ou tem que fazer as classes DAO, Fabrica de conexão e etc???

Eu aconselho você usar essas informações apenas como base de estudos. Bote a cabeça pra funcionar, e estude os padrões corretos, não é porque ele não usou no fonte dele seja motivo para que você não use no seu. Te garanto que o seu aprendizado será mais eficaz… :slight_smile:

[]'s

Em nome das boas práticas de desenvolvimento de aplicações Java, bem como das horas de sono e da sanidade mental do profissional que tiver de manter esse código depois, recomendo fortemente que você crie as classes de domínio, DAO’s e fábrica de conexões :slight_smile:

OK!!
VLW!!!

Cara, vai lhe parecer chato, mas vc irá aprender mto mais se separa-los, além de que vai melhorar e mto sua manutenção e testes … acredite…

Essa Classe fabrica de conexões, é apenas uma classe Conexao responsável por efetuar a conexão com o banco de dados?

Correto. Um dos melhores motivos para ter esta fábrica é usar a boa e velha técnica do pool de conexões. Uma excelente implementação desta técnica é o C3P0, o que lhe poupa o trabalho de programar você mesmo o pool. O Hibernate usa esta mesma técnica, aproveitando os serviços do C3P0 ou do pool provido pelo servidor de aplicações (no caso de aplicações Web).

SIM!!